Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Dr. Pio

Pio Ângelo da Silva nasceu na então Vila do Rio Grande de São Pedro a 03 de maio de 1818.  Auxiliou no tratamento dos feridos durante a Revolução Farroupilha, momento em que cursava enfermagem.

Em 1841, antes do término do conflito, iniciou seus estudos superiores na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, concluindo-os na Universidade Sorbonne de Paris, França. 

Depois de formado, retornou à sua cidade natal dedicando-se ao combate do chólera-morbus, entre 1855-1856. Por conta dos serviços prestados à população durante tal epidemia, foi agraciado com uma medalha pelo Governo Imperial. 
Tornou-se diretor da Enfermaria Militar do Rio Grande por ocasião da Guerra do Paraguai (1864-1870). Pio da Silva foi um dos líderes do Partido Liberal do Rio Grande, sendo amigo de  Bento Gonçalves da Silva e Gaspar Silveira Martins.. 
Dr. Pio faleceu a 14 de abril de 1897 na cidade de Montevidéu, Uruguai. Seu sepultamento foi realizado em Rio Grande, após três anos de sua morte, no cemitério católico local. 
Em 1897 tornou-se o Largo da Matriz, a Praça Dr. Pio.

Em 1930, houve a troca do nome desta para Praça João Pessoa. No entanto, em 1935, a praça voltou a se chamar Dr. Pio. 

A praça continua sendo um ponto tradicional e cultural de Rio Grande, local este onde continuam a ocorrer diversas manifestações públicas.





Para saber mais...

Neves, Vultos do Rio Grande. 3º tomo. Rio Gran

Nenhum comentário:

Postar um comentário