Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Coriolano Benício

Coriolano Mário de Araújo Benício nasceu no Rio Grande, em 24 de maio de 1911, e foi atuante nas cenas artística e cultural da cidade e região.
Trabalhou em diversos meios de comunicação, tendo dirigido seu primeiro jornal, “O Tagarella”, antes mesmo de completar 18 anos.
Teatrólogo, dirigiu, atuou e escreveu textos teatrais para diversas companhias de teatro, percorrendo várias cidades do estado. Foi, inclusive, um dos fundadores da “Companhia de Teatro Amador Beira-Mar”, que permaneceu ativa por mais de cinquenta anos na cidade do Rio Grande.
Amante do carnaval, fundou o “Clube Carnavalesco e Corpo Cênico Irresistíveis”, que fazia desfiles de rua e também participava de bailes. Apresentou-se no carnaval de rua rio-grandino até a década de 1980. Também foi, como adepto de Momo, que Benício passou a assíduo colaborador do Jornal Rio Grande, quando assinava crônicas carnavalescas sob o pseudônimo de “Dominó”.
Tomou parte na criação da Casa do Poeta Rio-grandino, que foi fundada em 14/03/1972 e foi titular da cadeira número 11 da Academia Rio-grandina de Letras.
Coriolano esteve sempre à frente da cultura do Rio Grande, tendo participado do Conselho Municipal de Cultura e do Centro de Estudos Históricos, quando da sua reorganização.
Faleceu em 13 de abril de 1984, vitimado por uma cirrose hepática e é homenageado emprestando seu nome a uma escola de ensino fundamental da cidade.




Para saber mais:
SILVEIRA, João Paulo Borges da. Biografias e Autobiografias: Reflexões a Partir do Arquivo Pessoal de Coriolano Benício.
Neves, Décio Vignoli das. Vultos do Rio Grande. 2º tomo. Caxias do Sul: Gráfica da UCS,1987.


Nenhum comentário:

Postar um comentário