Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

VOCÊ ME CONHECE?










BARBOSA COELHO

João Barbosa Coelho nasceu no Porto, em Portugal, em 20 de março de 1819, e veio para o Brasil, com os pais, em 1828. Sua família se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde se formou na profissão de guarda-livros (o que atualmente corresponderia à profissão de Contador). Mais adiante, aos 26 anos, em 21 de outubro de 1845, mudou-se para Rio Grande, possivelmente atraído pelas perspectivas de expansão das atividades comerciais que se delineavam à época.
Trabalhou na Casa Comercial de Manoel Marques das Neves Lobo, vindo a tornar-se sócio da mesma após alguns anos.
Depois de dez meses na cidade, reuniu alguns amigos lusitanos na Sociedade Bailante e, em 15 de agosto de 1846, estas 25 pessoas fundaram o Gabinete de Leitura, que deu origem a Biblioteca Rio-Grandense, a mais antiga do Rio Grande do Sul.
Casou-se com a rio-grandina Joaquina Cardoso, com quem teve três filhos, sendo dois homens e uma mulher. Foi nomeado cônsul de Portugal no Rio Grande. Porém, foi atingindo por tragédias familiares, falecendo os filhos logo após suas formaturas e a filha pouco tempo depois.
Apesar desses acontecimentos, Barbosa Coelho se manteve um homem generoso.  Além da dedicação e entusiasmo com que se entregara ao projeto de criação do Gabinete de Leitura, quando herdou expressivo patrimônio em decorrência do falecimento de seus pais, socorreu financeiramente hospitais e asilos, legando em testamento grande parte de seus bens para a Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa e para a Biblioteca  Rio-Grandense.
Segundo Francisco das Neves ALVES, Barbosa Coelho retornou ao Rio de Janeiro “por volta de 1865” e, pouco depois, a Lisboa, onde estabeleceu residência definitiva. Em Rio Grande, no entanto, já havia deixado sua marca definitiva na história cultural do município.
Barbosa Coelho faleceu um pouco antes de completar 90 anos, em 11 de janeiro de 1909, e hoje empresta seu nome ao local que antes conhecíamos como Largo das Docas.

http://www.academia.edu/9221556/JO%C3%83O_BARBOSA_COELHO_PRECURSOR_DA_BIBLIOTECONOMIA_RIO-GRANDENSE_DO_SUL
Para saber mais…


Cláudio Omar Iahnke Nunes. JOÃO BARBOSA COELHO: PRECURSOR DA BIBLIOTECONOMIA RIO-GRANDENSE DO SUL. http://www.academia.edu/9221556/JO%C3%83O_BARBOSA_COELHO_PRECURSOR_DA_BIBLIOTECONOMIA_RIO-GRANDENSE_DO_SUL

Um comentário:

  1. Uma lástima muito grande para a comunidade riograndina a destruição do espaço Largo Barbosa Coelho.
    A ilustre figura deste homem ficou reduzida a uma citação neste site,

    ResponderExcluir