Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Alfredo Ferreira Rodrigues

Alfredo Ferreira Rodrigues nasceu em 12 de setembro de 1865, no Povo Novo, e foi um historiador e poeta brasileiro. Homem de personalidade introvertida e calada, era talhado para a escrita. Ele se tornou um dos mais importantes historiadores sul-rio-grandenses da virada do século XIX ao XX, dedicando boa parte de sua carreira ao estudo da Revolução Farroupilha.
Por meio de livros, ensaios e artigos de jornais deu publicidade a uma série de dados e documentos fundamentais à reconstrução histórica do Rio Grande do Sul.
Em 1889 fundou o Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul, publicação que buscava a divulgação cultural, literária e ao entretenimento do público leitor, servindo à difusão da leitura junto à população. Com periodicidade anual, editou 29 volumes dessa obra, até 1917.
Foi, também, membro fundador da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio do Centro Rio-Grandense de Estudos Históricos e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
No entanto, a partir de 1910, dificuldades financeiras lhe fizeram buscar novo trabalho. Eram treze filhos para alimentar e educar, além de parentes a quem não negava ajuda. Passou, então, a atuar como caixeiro-viajante da firma Lopes & Faral, estabelecida com farmácia na cidade do Rio Grande. A frequência de sua produção intelectual foi duramente afetada.
Em 1914, junto de seu antigo empregador, Antonio Carlos Lopes, ele fundaria a Drogaria Unicum e cada vez mais se dedicava ao trabalho e à família.
Em seus últimos anos, Alfredo Ferreira Rodrigues voltaria a residir em Pelotas e já no fim da vida faria uma última visita ao seu velho Povo Novo, tendo falecido a 8 de março de 1942, na Beneficência Portuguesa daquela cidade.

Alfredo Rodrigues é homenageado emprestando seu nome para uma rua no Cassino e a uma escola estadual no distrito do Povo Novo.



Para saber mais...








Nenhum comentário:

Postar um comentário