Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

SEXTA É DIA DE ENTALHE EM MADEIRA NO ATELIER LIVRE DO MERCADO






O Atelier Livre do Mercado, espaço cedido pela Prefeitura do Rio Grande, para que artistas de diversos setores pratiquem e exercitem os seus talentos, recebe todas as sextas-feiras o professor Paulo R. Farias e seus alunos, Miro de Oliveira e o professor aposentado Gabriel Diogo, também artistas.
No início, Paulo ensina aos alunos noções mais básicas sobre o entalhe em madeira, desde a utilização do MDF, um papelão prensado, até alguns tipos de madeira mais consistentes. "Como o MDF é um material mais macio, temos que ter mais cuidado ao usar. O ideal é, depois de pronto, colorir ele. Já com a madeira podemos usar mais força, por ela ser mais dura, buscando suas veias; após, envernizar ela", destaca.
Com a evolução dos trabalhos, consequentemente a convivência entre eles, o professor Paulo expõe a eles noções que vão além dessa arte em madeira: "Através dessas cópias, reproduções, como das obras da Tarsila do Amaral, e a possibilidade de interagir com as telas, percebemos a importância social que esse trabalho tem, a narrativa que constrói".
Para um rio-grandino, que trabalhou durante anos como Mecânico Ajustador na Marinha e ainda exerce esta profissão, "nós somos eternos professores e aprendizes. A convivência aqui entre nós, e na vida de alguém é sempre evolutiva. A arte, o que nos une, é uma inspiração pra vida, algo que vem de dentro de nós. E quando há essa sintonia entre os artistas, entre você e o criador, tudo acontece", finaliza Paulo.
Gabriel Diogo, um dos alunos e amigos de Paulo R. Farias, conta que para ele, a arte vai além de lazer, boa convivência. "É como uma terapia. Chego aqui na sexta e já fico pensando como será na próxima sexta". À partir disso, os alunos de entalhe em madeira convidam a todos os interessados em fazer aulas, para que participem, e aos que desejarem colaborar com o projeto, basta entrar em contato, ou aparecer no Atelier Livre do Mercado.
Assessoria de Comunicação/PMRG

Nenhum comentário:

Postar um comentário