Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

V SEMINÁRIO PARA PENSAR A PESQUISA HISTÓRICA



Na tarde da ultima quarta-feira (22), aconteceu o primeiro dia de atividades do V Seminário Internacional Para Pensar a Pesquisa Histórica, realizado pela Biblioteca Rio-Grandense, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura (SeCult) . Nesta edição, o evento conta com diversos pesquisadores da região e do exterior para discutirem da temática “Fontes Históricas”. As atividades têm continuação nesta quinta (23) e sexta-feira (24) e acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca.
Cerca de cem pessoas, entre estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, prestigiaram o primeiro dia do evento, realizado no Salão de Leitura da Bibliotheca Rio-Grandense. O seminário continua até a próxima sexta-feira, confira a programação abaixo:
23 de agosto (quinta-feira):
14h30 – Palestra: Harmonizar História e Música: contexto e constestação na Banda Plebe Rude (1981 – 1988 ) – Juarez José Rodrigues Fuão (FURG)
16h30 – Palestra: Historia e fontes: que História... que fontes... - Jussemar  Weiss Golçalves (FURG)
18h30 – Palestra: Da informalidade ao rigor respeitoso: a interpretação paleógrafa na leitura de manuscritos – Anselmo Alves Neetzo (FURG)
24 de agosto (sexta-feira)
14 – Palestra: Mary Shelley: Frankenstein, o mito e o monstro – Isabel Lousada (Universidade Nova de Lisboa) – por videoconferência
15h30 – Mesa-Redonda: Imprensa literária: História e Literatura – Francisco das Neves Alves, Luiz Henrique Torres e Mauro Nicola Póvoas (FURG)
17h – Palestra: A questão das fontes na pesquisa qualitativa: o desafio das diferentes linguagens – Grupo de Pesquisa Ribombo – José Vicente de Freitas, Felipe Nóbrega Ferreira, Gabriel Silva e Rachel Aline Munhoz  (FURG)
18h30 – Encerramento
Assessoria de Comunicação/PMRG

Nenhum comentário:

Postar um comentário