Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Luiz Ângelo Loréa

Nasceu na Itália em 21 de agosto de 1874. Veio para o Brasil em 1887 e foi recebido pelo tio que veio da Itália alguns anos antes. Naturalizou-se brasileiro em 1944. Em Rio Grande começou sua vida profissional como empregado numa padaria, pouco antes dos 20 anos.
Casou-se na Matriz de São Pedro com Cantalice da Silva em 1894, nessa época abriu uma mercearia. Em 1909, começou a sociedade em uma firma de exportação. Diversificou seus negócios com indústria de cabos e cordas, fertilizantes, entre outras coisas. Seu nome está ligado a várias indústrias que se projetaram em todo o país. Sócio de quase todas as associações da cidade contribuía para várias obras que a projetassem.
 Mais adiante se tornou acionista das companhias de navegação, agente da Companhia Francesa de Vapores e Paquetes e em 1927 foi um dos sócios-fundadores da primeira diretoria da VARIG.
Colaborou no trâmite de tombamento da Igreja de São Pedro e da Capela São Francisco em 1938, além de assumir a construção da Capela-Escola-Jesus-Maria-José inaugurada em 1937, hoje Escola São Luiz Gonzaga, instituição de ensino fundamental.
Foi para Montevideo em busca de tratamento de saúde, vindo a falecer aos 74 anos.
Empresta seu nome a rua movimentada onde fica a Abrigolândia.

Títulos: Cavaleiro da Sagrada ordem Pontifícia de São Gregório Magno, na classe de Cavaleiro Civil e Cavaleiro real da Coroa da Itália.


Para saber mais...
Torres, Luiz Henrique. O Cavaleiro Luiz Lorea. Coluna Memória & História. Jornal Agora: Rio Grande, 17/06/2008. http://historiaehistoriografiadors.blogspot.com/2017/07/o-cavaleiro-luiz-lorea.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_%C3%82ngelo_Lor%C3%A9a









Nenhum comentário:

Postar um comentário