Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Francisco Saturnino Rodrigues de Brito

Nasceu em Campos de Goytacazes,Província do Rio de janeiro, no ano de 1864 e faleceu em 1929, em Pelotas.Formou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1886. Sua formação o habilitava para trabalhar no planejamento e construção de ferrovias, estradas, pontes, saneamento e na construção civil. Era preocupado com a organização e funcionamento das cidades.
O engenheiro Saturnino de Brito elaborou projetos de saneamento para treze cidades do Rio Grande do Sul no período entre 1909 e 1927, dentre eles, o do nosso município. Em 1909, houve uma mobilização feita pela Intendência de Rio Grande para contratá-lo para elaboração, e ele enfatizou as questões referentes ao abastecimento de água.
Participou da Comissão Estadual de Saneamento do Rio Grande do Sul, no período entre 1918 e 1927.
Os projetos deste engenheiro dentro da Engenharia Sanitária possuíam uma estrutural textual padronizada: inicialmente, o autor apresentava informações sobre a localização, o clima, o traçado das ruas, a população e os principais “melhoramentos urbanos” existentes; posteriormente, indicava as obras necessárias para o abastecimento de água e para coleta e descarte.
Uma rua de Rio Grande, recebeu seu nome, dando a ele, o reconhecimento do grande profissional em Engenharia que foi dentro dessa área.
O Instituto Nacional do Livro reconheceu a importância de Saturnino de Brito para o campo da Engenharia Sanitária e da urbanização no Brasil e publicou a coleção Obras Completas de Saturnino de Brito, composta de 23 volumes com projetos, relatórios de obras, pareceres técnicos e artigos elaborados em diferentes momentos da sua carreira profissional.


Para saber mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário