Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

VOCÊ ME CONHECE?


Silvestre Guahyba Rache

Na ocasião de seu nascimento, em 20 de janeiro de 1875, dona Cândida, sua mãe, ao entrar no nono mês de gestação, resolveu acompanhar o esposo até Rio Grande para o filho nascer aqui. A viagem transcorreu bem, e quando chegaram em |Pelotas, resolveram seguir até Porto Alegre. Quando adentrava as águas do Guaíba, nasceu Guahyba Rache, sendo assim, passou a ter o duplo nome, em virtude de seu nascimento, em 20 de janeiro de 1875.
|Mais tarde, seus pais transferiram residência para Rio grande. Fez o primário em Jaguarão, passou pelo Colégio Interno dos Jesuítas em São Leopoldo e completou o curso ginasial no Colégio Rio-Grandense, do renomado Apeles Porto Alegre, na Capital. Envolveu-se em atos contra o governo de Júlio de Castilhos. Foi transferido para o Colégio Militar do Ceará. Empolgado com a política federalista, acabou fugindo de Fortaleza. Em 1894 alcançou o Uruguai. Nesse exílio perdeu contato com os familiares, que acreditavam estar morto. Depois de anistiado procurou sua família e deu baixa no Exército. Foi para Ouro Preto cursar Farmácia. Conseguiu transferência para Faculdade de Medicina no Rio, onde bacharelou-se em 1901.
Foi clinicar em Porto Alegre e em seguida fixou residência em Rio Grande. Atendia a todos sem distinção, inclusive aos pobres e desvalidos, passando a ser chamado de Grande Benfeitor do Rio Grande. Era integrante do partido federalista e fundador/presidente do Clube Silveira Martins. Recusou vários convites para clinicar no Rio de Janeiro. Era vibrante escritor na época da Primeira Grande Guerra. Dirigiu a campanha contra varíola em São José do Norte. Tinha projetos de Salinas nessa cidade, o que não se concretizou por conta da enfermidade, que o vitimou em 03 de abril de 1918, no Rio.
Foi venerável da Loja Maçônica Acácia Rio Grandense. A Maçonaria fez uma homenagem construindo um Mausoléu no cemitério de Rio Grande, transladando seus restos mortais em 1924.
Participou de congressos de medicina. Em 1938, foi fundado o Grêmio da Medicina Libertadora Guahyba Rache. Em 1939, uma das ruas da cidade ganhou seu nome. Foi homenageado com seu nome dado ao Hospital localizado na rua Av. Pelotas.


Para saber mais...
Neves, Décio Vignoli das. Vultos do Rio Grande. 3º Tomo. Rio grande, 1989.




Nenhum comentário:

Postar um comentário