Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Gioacchino Antonio Rossini

Nasceu em 29 de fevereiro de 1792, numa família de músicos, na Itália. Seu pai, Giuseppe, era um trompista e sua mãe era uma cantora de teatro. Os pais de Rossini começaram cedo sua educação musical, e aos seis anos de idade ele já tocava o triângulo na banda de seu pai.
Com quatorze anos, Rossini inscreve-se no liceu musical. Não era considerado um bom aluno, pois acreditava ter imaginação para criar suas próprias obras. Estudou violoncelo no Conservatório de Bolonha. Seguiu por uma escola mais liberal. Ele era conhecido como "il Tedeschino" ( "o alemãozinho") por conta de sua devoção a Mozart.
Sua primeira ópera, La cambiale di matrimonio, foi produzida em Veneza quando ele era um jovem de apenas 18 anos, que estreou com grande sucesso. Dois anos antes recebeu o prêmio no Conservatório de Bolonha.
Entre 1810 e 1813, em BolonhaRoma, Veneza e Milão, Rossini produziu algumas óperas.
Rossini continuou a escrever óperas durante os anos seguintes, mas a sua recepção era fria e, em alguns casos, insatisfatória após o sucesso de Tancredi.
Em 1815 retira-se para a sua casa em Bolonha. Fez um acordo com dois teatros em Napóles com o compromisso de escrever uma ópera por ano para cada um. Acordo esse, bem lucrativo para qualquer profissional da música, naquela época, o que inclinava alguns compositores mais velhos à intriga contra o sucesso do jovem compositor. Escreveu mais de vinte óperas entre 1815 e 1823.
Encerrou sua carreira escrevendo duas óperas em 1828 e 1829 estando com 27 anos de idade. Nos 40 anos seguintes, anteriores a sua morte, compondo pequenas peças sacras ou de salão. Não há informações de sua retirada do cenário artístico em pleno sucesso. Morreu de pneumonia, em Passy, em 13 de novembro de 1868.
Em sua homenagem, em 30 de novembro de 1890, um grupo de italianos fundava a Banda Musical Gioacchino Rossini, na cidade  do Rio Grande.

Para saber mais...
Revista Centenário de Fundação – Banda Musical Gioacchino Rossini. Rio Grande, Gráfica Salesianos,1990.


Nenhum comentário:

Postar um comentário