Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

CONCURSO DE ESTÁTUAS VIVAS









Quem aproveitou a tarde do último sábado (16) para passear no Balneário, pôde prestigiar a 2ª edição do Concurso de Estátuas Vivas. Uma realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande através da Secretaria de Município da Cultura, a competição aconteceu ao longo da Avenida Rio Grande e teve a participação de 10 artistas.
Com representatividade, performance e muita arte, esta edição contou com ainda mais participações e despertou os olhares de todos que passavam pelo local.
Referência trazida pelo secretário da Cultura, Ricardo Freitas, da cidade de Águeda em Portugal, a realização desta atividade reforça a valorização do artista de rua e do ofício. Ricardo conta que no início do mês foi realizado um workshop, por meio da Ocupação Para Toda Obra, com o objetivo de formar os artistas orientando como trabalhar em cena, o figurino, a maquiagem.  “A maioria dos alunos são alunos do curso de Artes Visuas da FURG, todos possuem certificação e estão tendo a oportunidade de viver uma experiência nova. Nossa ideia é a cada ano fortalecer mais, valorizando sempre os artistas de rua. A intenção é que isso dialogue com o turismo na região e seja um atrativo”, disse.
Segundo o secretário, a realização desse concurso em Rio Grande é única no Estado. “Dentro da nossa proposta de valorização dos artistas de rua, de democratização do acesso à arte e à cultura, de proporcionar para o público local e veranista uma atividade inovadora que causa um efeito muito positivo nas pessoas, nós queremos que o Cassino possa proporcionar um atrativo a mais para os veranistas e que isso se estabeleça no nosso calendário. Já temos o Festival de Esculturas em Areia, o Festival de Pipas e Pandorgas. Assim, vamos aperfeiçoando e, acima de tudo, consolidando essas ações".
O Concurso de Estátuas Vivas faz parte da programação do Verão Cultural 2019.
A ARTE DA ESTÁTUA VIVA
Estátua Viva é uma arte performática em que o artista utiliza movimentos estáticos, figurino e maquiagem para compor a imitação de uma estátua. Pausas perfeitas sem movimento e mímicas são usadas para prender a atenção dos espectadores. Figurinos e maquiagens construídos através de técnicas específicas complementam a estética, que pode incluir cenários e adereços.
Estátuas Vivas representam personagens temáticos, sejam eles históricos, religiosos, mitológicos e da cultura popular, também pessoas públicas e outros artistas, ou ainda associados a datas festivas ou a questões sociais, por exemplo.
Ao se apresentar em ruas e praças, a Estátua Viva disponibiliza uma “caixinha” onde são depositadas as contribuições espontâneas do público. A cada contribuição, ela “ganha vida” e interage com ele de acordo com o personagem representado, despertando emoção e encantamento. Em eventos particulares, como festas, celebrações, atividades corporativas, entre outros, as apresentações de Estátua Viva e sua interação podem ser adaptados às necessidades da proposta.

Um comentário:

  1. Muito feliz por vocês valorizarem a arte destes artistas tão negligenciados pelos órgãos de Cultura que deveriam preserva-los.

    ResponderExcluir