Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Matteo Tonietti

Nasceu em Nice, no dia 02 de março de 1882. Chegou a Rio Grande ainda criança e trabalhou como sapateiro. Durante o trabalho desenhava o retrato do patrão, como também o de todos que ali chegavam. Começou, assim, a ter aulas com Ricardo Giovaninni.
 Sua arte era de fazer esculturas, relevos, pinturas, desenhos e atuava também como fotógrafo. Trabalhava com diversos materiais: mármore, granito, bronze, gesso e argila. Residiu em nossa cidade entre os anos de 1903 até 1930. O processo de criação de suas obras, como bustos e esculturas, seguiam como reprodução de imagens de fotos ou figuras requeridas pelos clientes, com moldes feitos em argila e produzidas geralmente em mármore ou bronze, polidos e fundidos em seu próprio ateliê. Trabalhos com granito eram inicialmente terceirizados. Após a compra de uma máquina de cortar pedras, ele  passou a realizar suas obras na totalidade.
Em 1930, percorreu o estado com a exposição Santa Ceia de Cristo.
Em 1948, com a ajuda de Érico Gobbi, esculpiu vários momumentos na praça Xavier Ferreira: o Monumento à Mãe e os meninos de calça-curta, boné e suspensório, que tem enfeitado por um longo tempo o lago, e no momento, estão em processo de restauração.  Na frente do prédio da Alfândega está a Estátua da Liberdade, inaugurada em 15 de dezembro de 1889.
Na Praça Tamandaré, destaca-se a estátua de Napoleão.
Ainda na cidade de Rio Grande, há outras obras desse artista: General Artigas (na Praça Montevidéu), o Monumento do 1º Tiro de Guerra (instalada em 19 de fevereiro de 1937 na Praça União Constante) e O militar (na praça da Caridade).
Oferecido pela colônia italiana em 15 de novembro de 1941, o Busto de Garibaldi, na cidade vizinha de São José do Norte, também é de sua autoria, assim como outras obras localizadas no cemitério católico de Rio Grande, como Pensador, Desolação e Aceitação, entre outras.
Oferecido pela colônia italiana em 15 de novembro de 1941, o Busto de Garibaldi, na cidade vizinha de São José do Norte, também é de sua autoria, assim como outras obras localizadas no cemitério católico de Rio Grande, como Pensador, Desolação e Aceitação, entre outras.
A Biblioteca Rio-Grandense possui um molde em gesso de um busto de Marcílio Dias, nunca transformado em mármore, pois considerou-se que um busto era pouco para tão importante herói brasileiro.
Seu nome foi homenageado em uma rua de nossa cidade.



Para saber mais...

HH3Hkfo8o8C&pg=PA160&lpg=PA160&dq=matteo+tonietti&source=bl&ots=VKkaAMX94D&sig=ACfU3U3D3xpe1bvDaiUGbOQxeopDqoI8Zw&hl=en&sa=X&ved=2ahUKEwjNtPvFjfjhAhWzK7kGHRGACrkQ6AEwDnoECAgQAQ#v=onepage&q=matteo%20tonietti&f=false - Cemitérios do Rio Grande do Sul: arte, sociedade, ideologia, org. Harry R. Bellomo




Nenhum comentário:

Postar um comentário