Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Antônio Manoel de Lemos Jr.

Nascido em 04 de maio de 1827, na cidade do Porto, em Portugal. Foi bem acolhido pelos descentes portugueses que moravam aqui em Rio Grande e, logo após desembarcar, foi trabalhar como sapateiro junto com o pai e, mais tarde, abriu seu próprio negócio de calçados importados, o Depósito de Calçado Estrangeiro. Benquisto na sociedade e vendendo artigos de boa qualidade, logo o povo passa a dizer “Comprei na loja do Lemos”.
Vários anúncios da casa comercial de Lemos Jr. aparecem no Diário do Rio Grande. Com os negócios prosperando, ele investe capital na Companhia Carris Urbano do Rio Grande, tornando-se membro atuante das assembleias de acionistas. Foi membro do conselho fiscal da Companhia de Seguros Marítimos e Terrestres. Também se torna membro acionista da Cia. União Fabril. Participou da diretoria da Biblioteca Rio-Grandense. Foi sócio contribuinte na Sociedade Portuguesa de Beneficência. Da Companhia de Bondes Suburbanos da Mangueira, ele é um dos acionistas com cargo na diretoria.
Aos 72 anos faz seu testamento contendo várias orientações quanto ao seu sepultamento e missas. Dentre elas, determina que na missa de 7º dia ou na 30º dia de falecimento em sua intenção sejam doadas esmolas aos necessitados que comparecerem. Parcela da herança vai para assistência social e outros donativos iriam para Sociedade Portuguesa de Beneficência. Deixa a ideia e os recursos para a criação duas escolas na cidade do Rio Grande.
Aos 75 anos morre Lemos Júnior, sendo sepultado no dia 23 de novembro de 1902.

Para saber mais...

Cesar, Willy. Centenário do Colégio Lemos Jr.: Rio Grande / Willy Cesar . – Rio de Janeiro: UniverCidade Ed., 2007.




Nenhum comentário:

Postar um comentário