Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

VOCÊ ME CONHECE?




Apeles Porto Alegre

Apeles José Gomes Porto Alegre  nasceu em Rio Grande no dia 24 de outubro de 1850 e faleceu em Porto Alegre no dia 6 de julho de 1917.  Foi um educador, escritor, cronista, comentarista, contista e jornalista. 
Era filho de Antônio José Gomes Porto Alegre, inspetor da alfândega de Rio Grande, e de Joaquina Delfino da Costa Campelo Porto-Alegre.
Em sua família, o interesse pela literatura também se manifestou em seus dois irmãos: Apolinário Porto Alegre e Aquiles Porto Alegre. 
Estudou em Rio Grande e completou seus estudos no curso Humanidades do Colégio Gomes em Porto Alegre. Aos 26 anos abre sua própria escola, o Collegio Rio-Grandense.
Em 1880 comprou uma tipografia e iniciou a publicação do jornal A Imprensa, jornal republicano, fechado depois de dois anos. Em 1890 foi nomeado diretor de instrução pública e da Escola Normal. Filiou-se ao Partido Federalista do Rio Grande do Sul e foi redator de A Reforma.
Foi membro fundador da Academia Rio-Grandense de Letras e da Sociedade Partenon Literário, da qual colaborou em todos os números de sua revista literária. Publicou três livros de poesia. Foi diretor da Instrução do RS, cargo equivalente a Secretário de Estado. 
Seu nome é homenageado em uma rua na centro de Rio Grande.

Para saber mais...

Neves, Décio Vignoli das. Vultos do Rio Grande. 2º Tomo. Gráfica UCS, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário