Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O ARTE NA PARADA VOLTA EM 2020

Atenção Artistas! 
Atenção pintores, muralistas, grafiteiros!
Estão abertas as inscrições para a terceira etapa do projeto ARTE NA PARADA!!!




Projeto venceu o Prêmio Municiência, em 2019




O projeto vencedor do "Prêmio Municiência" da Confederação Nacional dos Municípios, destacando Rio Grande como um município inovador, está de volta.

Desenhe sua proposta e faça sua inscrição imediatamente!

Acesse o edital 07/2019 - Arte na Parada 3ª Fase: https://b9c7db5e-f81b-484e-9b66-7bcdc17775dd.filesusr.com/ugd/8eeb18_e52f00c76ea54d3c92be84d72340449b.pdf

Também através da página da Secretaria de Município da Cultura, aba "EDITAIS": https://secultrg.wixsite.com/riogrande


A Prefeitura Municipal do Rio Grande através da Secretaria de Município da Cultura e Secretaria de Município de Mobilidade,Acessibilidade e Segurança está lançando o  Edital para Seleção de Propostas do projeto ARTE NA PARADA, para abrigos do transporte coletivo, localizados em diversos bairros do Município de Rio Grande.

O OBJETIVO

O objetivo é democratizar a cultura e humanizar os espaços públicos com ações de intervenção em pintura, alusivas à temática do programa Rio Grande ComVida, dando destaque ao patrimônio material e imaterial do Município, valorizando os artistas e o fortalecimento das relações de pertencimento e apropriação cidadão e cidade, por meio da arte e da cultura.

INSCRIÇÕES

A inscrição será gratuita, e deve ser realizada PRESENCIALMENTE do dia 15 de janeiro ao dia 28 de fevereiro de 2020, no horário das 08h às 14h, na Secretaria de Município da Cultura, localizada à Rua General Vitorino, nº 666, Centro, Rio Grande-RS.

Para o Secretário de Cultura Ricardo Freitas o fato do projeto ser um dos vencedores do Prêmio Municiência em 2018 é um fator muito importante para incentivar a participação de mais artistas neste projeto.

"É um projeto transformador, que transforma a cidade e o município e que muda o cotidiano das pessoas através da arte e da cultura. Valorizar o nosso patrimônio,a nossa fauna,a nossa flora,as nossas paisagens,as nossas riquezas é elevar a nossa própria autoestima, cujo propósito é o do nosso programa integrador Rio Grande ComVida."

"Os abrigos que receberam as intervenções artísticas não foram mais depredados — relata o secretário de Mobilidade,Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brusch.  

CONHEÇA O PROJETO ARTE NA PARADA

Os constantes atos de vandalismo em paradas de ônibus de Rio Grande, geravam custo aos cofres públicos para a troca das estruturas e dificuldades para os usuários. Por meio do grafite e de outras expressões da arte urbana, a solução para amenizar o problema foi encontrada com o aproveitamento de artistas locais. Em troca, eles passaram a ter a oportunidade de demonstrar o seu trabalho em diversos pontos da cidade.  

Assim nasceu o projeto Arte na Parada, que uniu as secretarias municipais de Cultura e de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança. A ideia é defendida como democratização da cultura e a humanização dos espaços públicos, utilizando a arte como instrumento de inserção da comunidade. 

A ideia é trabalhar a arte e a cultura como forma de conscientização com o emprego da arte urbana, que transformou os abrigos (de ônibus) em pontos turísticos, levando mais colorido para o espaço urbano — enfatiza o secretário de Cultura, Ricardo Freitas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário