Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sábado, 27 de junho de 2015

PALESTRA DO JORNALISTA LUIZ ARTHUR FERRARETO

Dando continuidade a programação da exposição “O Rádio e a Publicidade-100anos de Rodolfo Martensen”, ocorreu na tarde do dia 26, no Salão Nobre, a palestra com o rio-grandino, Luiz Artur Ferrareto. O tema foi "Dos Hertz aos Bytes, um novo velho rádio" no intuito de debater a migração do Rádio AM para FM.
O palestrante é professor do curso de Comunicação Social Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Ferrareto é formado no curso de Jornalismo também pela mesma instituição no ano de 1986, onde também concluiu o mestrado no ano de 2000 e o doutorado no ano de 2005, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação e com isso realiza suas pesquisas em torno da história e futuro dos meios de comunicação, principalmente, o rádio comercial.
Compuseram a mesa de abertura o prefeito, Alexandre Lindenmeyer, a superintendente da secretaria de cultura, Goreti Guterres, diretora do Centro Municipal de Cultura, Janice Ihas, a secretária de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rosane Leite o professor Drº da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Arthur Ferrareto.
De acordo com a superintendente da secretaria de Cultura, Goreti Butierres, “é com imensa satisfação que a secretaria da cultura em parceria com a FURG apresenta a comunidade esta palestra de um rio-grandino que hoje atua em Porto Alegre. Ela acrescenta que “é muito relevante discutir o tema rádio porque a maioria das notícias são transmitidas através do rádio pela agilidade no processo de recepção”.
O prefeito, Alexandre Lindenmeyer agradeceu a presença do palestrante e afirmou “é de extrema relevância a discussão de uma temática de transição como está do AM para o FM e como é necessário pensar nas diversas questões englobadas no meio de comunicação do rádio e a sua própria viabilidade em torno do financiamento entre outras questões”.
Logo após, Luiz Arthur Ferrareto deu início a palestra afirmando que “o rádio conecta as pessoas desde os anos 20”, ele explicou quais são as ideias de rádio que podem ser implementadas no contexto da modernidade e como o rádio possui muitas outras funções entre as informativas. Após criar uma linha de raciocínio para que os ouvintes da palestra possam compreender mais criticamente o funcionamento do rádio, abordou a temática da migração do AM para o FM.
Ao final da palestra, Ferrareto abriu um espaço para que os comunicadores e a comunidade em geral que se fizeram presentes tivessem a oportunidade de realizar perguntas sobre sua palestra, a qual é embasada em suas pesquisas.
Redigido por: Manuela Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário