Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

LANÇAMENTO DA "ORQUESTRA DE FLAUTAS CASTELO DE SOL"






Na noite do dia 17 de dezembro, quinta-feira, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal João Martins de Oliveira, Bairro Castelo Branco, aconteceu o lançamento do projeto "Orquestra de Flautas Castelo de Sol", trabalho elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Município da Cultura em parceria com a Secretaria de Município da Educação, na própria Escola.  
A Assessora de Música da Secretaria de Município da Cultura, Márcia Granada, representando o Secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, relatou a satisfação em realizar o trabalho musical, a partir de oficinas: "este projeto piloto contribuiu em primeiro lugar para a auto-estima das crianças envolvidas, uma vez que sentem motivação em continuar, e não posso deixar de manifestar minha satisfação em poder realizar um trabalho sonhado por tanto tempo e que agora posso concretizar. Minha área é a música, sinto-me renovada para continuar a trabalhar com o que acredito e a Secretaria me deu esta oportunidade", revela a assessora. O instrutor do projeto Márcio Ary Silva também acredita nas oportunidades de crescimento quando a música passa a ser inserida na vida dos jovens: "a inclusão social foi o principal, a música começou a influenciar diretamente na vida dos alunos. Eles não apenas assimilaram a leitura das partituras como também rapidamente colocaram em prática na flauta", ressalta o instrutor. O projeto também conta com a participação da acompanhante instrumental Evalnira Lima.

As aulas iniciaram no mês de setembro, no contra-turno, com três encontros semanais, com duas horas de duração, atendendo alunos entre 11 e 13 anos. Para Bruno da Silva Medeiros,11 anos, aluno do projeto, participar da Orquestra de Flautas foi uma surpresa, pois no início estava inseguro sobre o seu aprendizado: "eu fui aprendendo aos pouquinhos, não tinha certeza de que iria conseguir. Mas eu fui praticando em casa, até toco para o meu irmãozinho"

Já para Rafael Vieira Rodrigues, 11 anos, o trabalho com a flauta foi uma descoberta: "eu conhecia a flauta, mas não sabia que um dia eu poderia aprender a tocar. Hoje toco na escola e em casa também, quando me pedem. Eu quero continuar a aprender mais músicas", destaca o aluno.  
O diretor da Escola João Martins de Oliveira, Jorge Satt, manifestou sua satisfação ao apresentar para o público presente a Orquestra de Flautas Castelo de Sol, com ênfase na oportunidade dada aos alunos da sua escola.
O Coral Municipal Cidade do Rio Grande também participou do evento de Natal da escola com músicas natalinas, sob a regência da maestrina Márcia Granada.
Para o Secretário da Cultura Ricardo Freitas, o projeto, mais do que formar músicos, forma cidadãos porque ensina valores como respeito e ética e aponta novos caminhos..."estamos colaborando com a formação de pessoas que com certeza terão novos horizontes", conclui o Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário