Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

II ENCONTRO LIVRO, LEITURA E LITERATURA: LETRAS E ENCANTOS




A Biblioteca Rio-grandense sediou no último sábado (30) o II Encontro Livro, Leitura e Literatura: Letras e Encantos, evento promovido pelo Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas que reuniu um público de 40 pessoas, aproximadamente. 

A programação que se estendeu durante todo o dia, contou com a presença Marisa Wilde Rodrigues Pinto e Wilson Fonseca, representantes da Academia Rio-grandina de Letras, que destacaram a importância do processo da escrita e da fala. Marco Muller, pós-graduando do PPG Letras/FURG e Luciana Gepiak, SeCult Rio Grande evidenciaram a relevância dos contos de Marina Colassanti. À tarde, a Profª. Drª. Cristina Maria Rosa discursou sobre a Leitura literária na escola: títulos, autores e gêneros.










Entre os participantes, Andreia Maciel, estudante do Curso de Magistério do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller relata que as atividades a qual participou a ajudarão na construção do Projeto Cativar (contação de histórias para crianças de séries iniciais), “estou gostando muito do evento, bem informativo, que se repita mais vezes para alunos e professores; principalmente com oficinas que são muito ricas. Foi muito prazeroso, não percebi as horas passarem”. Da mesma forma, Simone da Silva Conceição, também aluna do Curso de Magistério, prestigiou o encontro: “estou adorando o evento, essa forma de ver a Literatura infanto-juvenil. A busca pelo conhecimento me cativa muito!”.

Para Simone Bobadilho, membro da comissão organizadora, o II Encontro Livro, Leitura e Literatura promoveu o incentivo à leitura e à escrita, um despertar para a produção literária. Além disso, atraiu um público novo que se identificou com o espaço da Biblioteca Monteiro Lobato, situada no interior da Biblioteca Rio-grandense: “o evento trouxe novos usuários que avivaram o interesse por estar naquele local. Originou um vínculo significativo entre a Biblioteca e a comunidade”. Simone ainda destaca a mostra fotográfica, organizada no hall de entrada, que privilegia a caminhada do Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas, durante os anos de 2015 e 2016: “a mostra nos motiva a dar continuidade às atividades, uma espécie de memória do núcleo".

Um comentário:

  1. Boa tarde! Gostaria de saber quando será divulgado o resultado do prêmio Apolinário Porto Alegre, vocês têm uma data? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir