Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

MOSTRAS FOTOGRÁFICAS "ROTEIRO DAS ÁGUAS"

Mostras fotográficas mostram a beleza das Ilhas do município do Rio Grande

ROTEIRO DAS ÁGUAS I / II – ILHAS TOROTAMA, LEONÍDIO E MARINHEIROS RIO GRANDE/RS - a cultura e as suas relações com os ambientes aquáticos tem a promoção da Prefeitura Municipal do Rio Grande,através da Secretaria de Município da Cultura e integram a programação da 14ª Semana Nacional dos Museus (de 16 a 23 de maio) que é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, com o tema Paisagens Culturais e Museus.


Aldivo Mendes - Ilha dos Marinheiros

Keila Gonçalves - Ilha da Torotama

Gisa Araújo - Ilha do Leonídeo



O Ponto de Cultura ArtEstação e o coletivo ArtEstação [PHOTO]deriva realizarão abertura de quatro mostras fotográficas, no dia 15 de maio, pelo projeto expositivo ROTEIRO DAS ÁGUAS I / II – ILHAS TOROTAMA, LEONÍDIO E MARINHEIROS RIO GRANDE/RS - a cultura e as suas relações com os ambientes aquáticos. O evento integra a programação da 14ª Semana Nacional dos Museus (de 16 a 23 de maio) que é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, com o tema Paisagens Culturais e Museus.

Os locais e horários das aberturas das exposições são os seguintes: 
10h: Ilha da Torotama / Fiateci Futebol Clube e Esporte Clube Novo Avante
14h: Ilha do Leonídio / Parede externa da Escola Municipal Plácido de Castro
16h: Ilha dos Marinheiros / Lancheria da Ilha [Frederico Albuquerque, nº 5 - Bandeirinhas]

O Roteiro das Águas I e II tiveram como proposta conhecer, através do ato fotográfico, a diversidade ambiental aquática (entre estes, arroios, lagoas, marismas e faixa litorânea ) do município do Rio Grande e suas peculiaridades (aspectos culturais, geográficos, históricos, arqueológicos, entre outros) e promover a valorização das diferentes paisagens, sendo a fotografia um meio de percepção destas paisagens, onde a água faz a costura. A ideia foi a de que a partir de visões e recortes particulares, sobre os locais visitados, estimulassem a imaginação, os sentidos e o sentimento de pertencimento. 
Tivemos dois guias durante os dois roteiros. Na primeira etapa, ocorrida no dia 21 de novembro de 2015, com a presença de Dulce Helena Mendonça dos Santos, diretora do Ecomuseu da Picada, e na segunda, dia 13 de fevereiro de 2016, quem nos acompanhou foi o historiador Cledenir Vergara Mendonça.

            O Coletivo ArtEstação [PHOTO]derivA
Em ambos os roteiros tivemos a participação de vinte e seis integrantes. Alguns não conheciam todos os locais, e também não se conheciam. A integração foi muito grande entre estes e para permitir o compartilhamento dos resultados, foi criado um grupo no facebook. Através dessas trocas, a fotografia permitiu um diálogo, que se configurou como troca de experiências vividas durante o trajeto, valorizando o olhar de cada um sobre os espaços percorridos, destacando fauna, flora, detalhes, comunidades, atividades, construções, modos de vida, entre outros, podendo-se perceber narrativas, onde estes olhares particulares, se entrelaçam. Ao final da saída, a satisfação e opiniões dos participantes deixaram a certeza de que este não seria o último, e que outros roteiros fotográficos viriam. E assim surgiu o coletivo fotográfico, integrando-se às ações do Ponto de Cultura ArtEstação.
A intenção do grupo é encaminhar projetos, continuar realizando roteiros e percursos, ampliar conhecimentos sobre fotografia.

Expositores
Aldivo Mendes, Alessandro Barbosa Lopes, Alexandre Goulart, Ana Claudia Lisboa Barbosa, Carla Rosana, Célia Pereira, Daiane Piassarollo, Edervan Sigals Soares, Eliane Macedo, Ewerson Porto, Fernando Mendonça, Gisa Araújo, Ingrid Capela, J. C. Celmer, Janete Nunes, Keila Gonçalves, Maria Suzana Loureiro dos Santos, Mariângela Magalhães, Mauren da Silva Rodrigues, Miguel Isoldi, Paula Liaroma, Rita Gnutzmann Veiga, Rodrigo de Assis Brasil Valentini, Tânia Carijio Zucchetti, Thaisa Maiato Espinelli Acosta e Ubirajara Santúrio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário