Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PÚBLICO PRESTIGIA OFICINA DE CARIMBOS ADINKRA


O Projeto Boneca Rana/Ong Águas do Sul realizou uma oficina de carimbos Adinkra no balneário Cassino na noite de terça-feira (7). A ação faz parte do Afro-verão e dá continuidade às atividades artísticas e culturais promovidas pela Secretaria de Município da Cultura (Secult) neste verão. Ministrado pela professora e artista Sandra Lee, a iniciativa contribuiu para a divulgação e o ensinamento dos valores da cultura negra, através da troca de experiências entre as oficineiras e os participantes.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ingrid Costa, é a primeira edição do Afro-verão no município. “Um espaço para propagar a beleza da cultura negra em Rio Grande. Oportunidade para artistas negros ou pessoas que trabalham com a temática afro-brasileira ou africana divulgarem suas intervenções artísticas”, diz.

Adinkras são simbologias africanas ancestrais, com origem na cultura do povo Ashanti, de Gana, e do povo Gyaman, da Costa do Marfim. Na contemporaneidade, podem ser encontradas em tecidos, camisetas, cerâmica, logotipos e objetos de decoração. “São muito mais do que uma simples representação. São símbolos ligados à sabedoria, ao respeito, à natureza e à vida em toda a sua plenitude”, ressalta. “Valores inerentes ao povo brasileiro e que não reconhecemos como originário da cultura africana”, complementa Costa. As atividades culturais do Afro-verão estão inseridas na programação do Verão Cultural 2017 e serão realizadas no decorrer do mês de fevereiro, às terças e quintas-feiras. Na próxima terça-feira (9), as oficinas cedem espaço para a música da cantora e compositora rio-grandina Gabrielle Fredo, às 20h, no Quiosque da Cultura (avenida Rio Grande, 471).




2 comentários: