Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 31 de março de 2017

PESQUISADORES DESTACAM BICENTENÁRIO DO RIO GRANDE


No segundo dia de atividades do Seminário Internacional sobre os 280 anos de Fundação da Cidade, o público novamente marcou presença e lotou o auditório da Receita Federal.

Na abertura dos trabalhos, os professores doutores da Universidade Federal do Rio Grande, Francisco das Neves Alves e Luiz Henrique Torres, apresentaram um painel sobre o município do Rio Grande em 1937, ano do bicentenário rio-grandino. O primeiro, destacou o contexto nacional do período, através da apresentação e análise de ilustrações da Revista humorística Careta, que circulou no país de 1908 a 1960. O segundo, além de destacar alguns pormenores da época, apresentou um vídeo sobre o bicentenário doo Rio Grande, com imagens em preto e branco e som originais, coletadas no Museu de Comunicação Social Rodolfo Martensen, da Furg. O professor Reto Monico, da Universidade de Genebra, contribuiu com a discussão ao compartilhar seus estudos sobre o município, via teleconferência.

Reto Monico é doutor em História pela Universidade de Genebra, com a sua tese Suisse – Portugal: regards croisés (1890-1930), publicada em 2005. É autor de diversos artigos em edições acadêmico-científicas nos quais analisa as imagens dadas pela imprensa internacional e pela diplomacia suíça sobre aspectos e acontecimentos da História contemporânea de Portugal e do Brasil.

O Seminário Internacional sobre os 280 anos da Fundação da Cidade do Rio Grande é uma promoção da Secretaria de Município da Cultura, da Biblioteca Rio-Grandense e da Academia Rio-Grandina de Letras e possui a parceria da Universidade Federal do Rio Grande e da Receita Federal. O evento terá continuidade no sábado (1), com extensa programação no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Rio Grande e na Biblioteca Rio-Grandense.








Nenhum comentário:

Postar um comentário