Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 23 de março de 2017

QUIOSQUE DA CULTURA REALIZA OFICINA DE BONECAS ABAYOMI


Dando continuidade à ocupação cultural do Quiosque da Cultura o projeto Afro-Mulher realizou mais uma oficina aberta à comunidade.

Organizada pelas Ongs Boneca Rana e Águas do Sul, com o apoio da Secretaria de Município da Cultura, a oficina de bonecas Abayomi reuniu dezenas de pessoas; interessadas não apenas em aprender as técnicas ensinadas pela professora Ingrid Costa, mas também conhecer um pouco sobre a história das bonecas Abayomi, consideradas um símbolo ancestral de resistência negra.

Relatam os historiadores que as bonecas eram usadas para acalentar as crianças durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil. As mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

A atividade faz parte do calendário Março Lilás – nenhum direito a menos - organizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário