Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

domingo, 26 de março de 2017

QUITANDA CULTURAL RECEBE BOM PÚBLICO NO FINAL DE SEMANA


Ocorreu no sábado (25) mais uma edição da Quitanda Cultural. Realizada em parceria com a Trilha Multicultural da Universidade Federal do Rio Grande, a feira de artesanato e economia solidária da Secretaria de Município da Cultura atraiu um bom público nos períodos da manhã e da tarde na praça Xavier Ferreira.

O clima agradável tirou as pessoas de casa, tornando a praça um espaço público de convivência e de democratização da arte. Dentre os diversos trabalhos expostos na feira, algumas novidades chamaram a atenção dos presentes, como a Arte Rústica do rio-grandino André Gomes. A base do seu trabalho é a pirografia, que consiste em desenhar/escrever com o auxílio do fogo. Uma técnica primitiva, considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade.

Outro artista que têm somado à proposta da Quitanda é Duke Orleans. Natural de Florianópolis, Orleans acolheu a cidade do Rio Grande, há pouco mais de um ano, como seu espaço de inspiração e criação artística.  Na Xavier Ferreira, o artista apresentou seu trabalho com o barro, com destaque para louças e demais utensílios, domésticos e de decoração, de todos os tipos e formatos, em cerâmica.

Dentre as atividades e serviços oferecidos pela Furg, destaque para a tenda do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-FURG), que prestou orientações jurídicas, sociais e psicológicas. O coletivo de artistas composto por alunos (as), ex-alunos (as), professores (as) e colaboradores (as) do curso de Artes Visuais da universidade, FuArt, também esteve presente, assim como o projeto Socializando a Leitura, do Instituto de Letras e Artes.

O evento fez parte das comemorações alusivas aos 280 anos do município do Rio Grande e integra a programação do Março Lilás – Nenhum direito a menos, organizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande. A próxima edição da Quitanda Cultural será no próximo sábado (1/04), das 10h às 17h, na praça Xavier Ferreira.























Nenhum comentário:

Postar um comentário