Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

OCUPAÇÃO CULTURAL DO MERCADO MUNICIPAL

O Atelier Livre do Mercado, espaço de formação em artes visuais, organizado pela Secretaria de Município da Cultura, está retomando as suas atividades, com novos cursos e oficinas, neste mês de abril. A iniciativa visa à ocupação cultural do espaço público e promover a interação e a troca de experiências entre a classe artística e a comunidade rio-grandina. As aulas estão sendo realizadas três vezes por semana, segundas, quartas e quintas-feiras, a partir das 14h, com inscrições no local, até quinze minutos antes do início das ações.  Conheça, abaixo, o perfil dos oficineiros e oficineiras selecionados por meio de edital público pela secretaria. 

DO BARRO À CERÂMICA

Fábio Mafra de Orleans, ou simplesmente Duke, como prefere ser chamado, é designer gráfico, artista e oleiro.
Ministrou a oficina De Argila Barroôco: do barro à cerâmica” no Quiosque da Cultura, entre os meses de janeiro e março deste ano, no balneário Cassino. O artista também participa da Quitanda Cultural, outro projeto da Secretaria de Município da Cultura, onde expõe e comercializa seus trabalhos. Nas suas criações em cerâmica, Duke busca o design contemporâneo, com referências na tradição e na oralidade popular. Sua oficina no Atelier ocorre às quartas-feiras.

UMA FLOR PARA UM MUNDO MELHOR

“É uma energia muito boa, que corre pelas mãos e vai direto para o coração das pessoas”. Assim define Dulce Mendonça a prática de Ikebana, técnica de arranjos florais e de meditação japonesa. Praticante há 14 anos, ela quer ampliar seu conhecimento e compartilhar saberes com as pessoas que frequentam o Mercado Público Municipal. Para isso, conta com a ajuda das flores expostas no Atelier Livre do Mercado – resultado de um trabalho paciente, ministrado com muito amor. “Aqueles que se tocarem com a beleza das flores podem me procurar”, diz. “Estarei no Mercado todas as quartas-feiras para trocar experiências, conversar ou simplesmente contemplar a natureza com outros seres humanos”, complementa. A oficina Sobre a prática de Ikebana ocorre das 14h às 17h30.


CURSO DE MANGÁ

Luís Gustavo Lexistão é ilustrador freelancer, graduado em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Compartilha, ao lado da amiga e companheira de curso, Bruna Ryuki Oshro, o gosto pelo mangá – desenhos e histórias em quadrinhos de origem japonesa. Após a formação acadêmica, ocorrida ainda no ano passado, buscava um espaço para divulgar o estilo e a cultura japonesa no município, que segundo ele, possui um número considerável de seguidores. Seu curso é ministrado todas as segundas-feiras, das 14h às 17h30.

Maiores informações sobre as oficinas podem ser obtidas diretamente na sede do Atelier, no Mercado Público Municipal, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário