Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 9 de maio de 2017

EXPOSIÇÃO REMEMORA INAH EMIL MARTENSEN, NA SALA MULTIUSO


A Secretaria de Município da Cultura, através do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, inaugura nesta terça-feira (9), às 18h, na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal do Rio Grande, a exposição “No Reino da Dona Música”. A mostra comemora os 120 anos de nascimento de Valeska Inah Emil Martensen, que possui uma história dedicada à arte e ao ensino da música em Rio Grande e é considerada uma das figuras mais representativas da cultura do município.

O título da exposição foi inspirado em um programa de rádio de mesmo nome que a homenageada participava com seus alunos em 1950.A longa trajetória de Dona Inah, como era chamada, o início de sua formação, aos 7 anos, sua mudança para a Alemanha, onde estudou e participou de diversos eventos musicais até os 19 anos de idade, e até os enfrentamentos familiares, demonstram uma personalidade que faz desta senhora uma mulher admirável hoje e em seu tempo. Todo o conhecimento vivenciado desde a infância como pianista estava presente na sua atitude e no amor à arte, que fez com que lutasse pela valorização da música na nossa cidade.

Ao longo de sua trajetória profissional na cidade do Rio Grande, fez seu primeiro concerto no Teatro Carlos Gomes e organizou espetáculos extraordinários para a comunidade rio-grandina em geral, utilizando teatros, cinemas e locais públicos para encenar trechos de óperas e operetas completas. Ela montava as peças com seus próprios alunos e as dirigia, sendo todas beneficentes. Por todos estes motivos, o Centro Municipal de Cultura quer lembrar Dona Inah com a exposição e muita música, que será oferecida pelo Coral Municipal Cidade do Rio Grande na abertura da mostra, que ficará aberta à visitação até o dia 28 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário