Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

FESTIVAL ZECA LANGONE RETOMA A TRADIÇÃO RIO-GRANDINA DAS BANDAS MARCIAIS


O tempo ajudou e, pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Município da Cultura, a Banda Marcial Tradicional da Escola Wanda Rocha e o Praça Rio Grande Shopping realizaram mais uma edição do Festival Zeca Langone, a segunda no município.

Com a participação de bandas marciais e fanfarras de Rio Grande e região, o evento movimentou o estacionamento do Praça Rio Grande Shopping, na tarde ensolarada de sábado. A abertura ficou por conta da Banda da Marinha, que arrancou aplausos do público presente com sucessos da Música Popular Brasileira e local, como o hit nativista “O canto alegretense”.
No espaço dedicado para a manifestação das autoridades, a professora Diacuiara Souza, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanda Rocha, agradeceu aos ex-alunos Francis Farias e Rafael Souza pelo empenho na organização do festival. “Um evento que abrilhanta, ainda mais, os 280 anos do nosso município”, avaliou. O secretário Ricardo Freitas reiterou os agradecimentos aos envolvidos na organização do festival e destacou o papel das bandas marciais na formação de crianças e adolescentes do município, que “através da música abrem mais uma janela para o seu desenvolvimento”, disse. Paulo Renato Mattos Gomes, vice-prefeito do município, saudou os participantes de Rio Grande e de outros municípios representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer na oportunidade.

Na sequência, apresentaram-se as bandas marciais Prefeito Elberto Madruga, de Capão do Leão, a Banda Marcial Marechal Mascarenhas de Moraes, a Fanfarra Wam, de Bagé, a Banda Marcial Tradicional Wanda Rocha Martins e a Banda Marcial da Escola San’tana. Antes da premiação, que ocorreu por volta das 19h, as bandas tocaram juntas reafirmando os valores que pautam os festivais, como a amizade, o respeito e a união.

As vencedoras nas categorias Pelotão, Mor e Solo Lira foram a Fanfarra Wam, a Banda Marcial Sant’ana e a Banda Marcial Elberto Madruga, respectivamente. Os naipes destaque ficaram com a Banda Marcial Sant’ana, na categoria Percussão, com a Banda Marcial Tradicional Wanda Rocha, na categoria Melodia, e com a Banda Marcial Marechal Mascarenhas de Moraes, na categoria Harmonia.

HOMENAGEM

O Festival homenageou Zeca Langone, figura admirada pela comunidade da Escola Wanda Rocha e grande incentivador das bandas marciais no município. Langone faleceu no início dos anos 2000, deixando um legado musical, de amizade e de comprometimento aos seus alunos. Como Rafael Souza, 29 anos, que têm contribuído para a continuidade dos trabalhos na Banda Marcial. Segundo ele, com a consolidação das parcerias com a Secretaria de Município da Cultura e com o Praça Rio Grande Shopping, ano a ano o Festival tem evoluído, especialmente, na melhoria da estrutura e premiações.

A esposa de Langone, Lara Gonçalves Marques, acompanhou as homenagens. Ela conta que o marido era uma pessoa muito querida na escola, conquistando os primeiros e mais importantes títulos da Banda Marcial Tradicional Wanda Rocha, sendo cinco vezes campeão estadual, campeão sul-americano e sul-brasileiro. “Fiquei bastante emocionada quando me procuraram para apresentar a ideia do Festival e me pediram permissão para homenageá-lo. O Zeca sempre quis realizar um evento deste porte, em conjunto com a nossa comunidade escolar”, disse. A próxima edição do Festival Zeca Langone ocorrerá em 2018. Mais fotos do Festival podem ser visualizadas na página da Secretaria de Município da Cultura no Facebook. O endereço é www.facebook.com/secultrg.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário