Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sábado, 10 de junho de 2017

FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DESTACA A POLÍTICA CULTURAL DO MUNICÍPIO PARA A PRÓXIMA DÉCADA


Diversos segmentos estiveram reunidos na manhã e tarde de muito frio, no sábado (10), em Rio Grande. O objetivo era um só: discutir, planejar e consolidar a política cultural do município, no Centro de Convívio Meninos do Mar (CC Mar). A segunda edição do Fórum Municipal de Cultura elegeu o novo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e apresentou o Plano Municipal de Cultura, documento que norteará a política cultural de Rio Grande nos próximos dez anos.

O Coral Municipal Cidade do Rio Grande abriu os trabalhos artísticos com um repertório conhecido pelo público, que aplaudiu os coralistas regidos pela maestrina Márcia Granada, ao final da apresentação. A mesa de abertura, composta a seguir, contou com as presenças do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, do diretor do Centro de Convívio Meninos do Mar, Lauro Barcellos e do ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Miguel Isoldi. A primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, também esteve presente, como presidente da Comissão dos 280 anos da cidade do Rio Grande.

O secretário Ricardo Freitas salientou a importância do evento para Rio Grande, após saudar os conselhos, artistas e a comunidade em geral “Hoje é um dia de muito trabalho, de muita responsabilidade. Um dia histórico para o município”, ressaltou. “Abrir editais que possam atender os treze fóruns setoriais, que foram escolhidos hoje, é o nosso maior objetivo. Temos um Plano, uma Lei, que cria o Sistema, e teremos agora um Fundo que irá financiar a sociedade civil organizada e promover, cada vez mais, o fomento à cultura, nas suas mais variadas áreas, em Rio Grande”, completou.

Em seguida, falou o Professor Lauro Barcellos, que saudou a realização do Fórum. Espaço para “reunir, fortalecer e potencializar, junto ao Poder Público, as diferentes faces do mosaico cultural que compõe a cidade do Rio Grande”.  Para ele, “a cultura sempre será a mais potente forma de resistência humana perante a todas as adversidades que, porventura, se apresentem nas nossas vidas”.  

Miguel Isoldi, ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura, iniciou sua intervenção com um destaque ao Mestre Jacaré, Mestre da Cultura Popular do Rio Grande, e com uma homenagem aos antigos conselheiros e conselheiras já falecidos, “pessoas que tanto lutaram pela cultura do município e morreram sem enxergar esse sonho realizado”, disse ao se referir à pessoas como Cleber Mendes e Elisa Calvete. “O que trago aqui é esse anseio, que sempre esteve comigo, desde 2008, que é a possibilidade de criação de um Fundo para o fomento da cultura no município”, finalizou.

O Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande, Daniel Porciúncula Prado, representou a Reitora e o Vice-reitor, Cleuza Dias e Danilo Giroldo, respectivamente, na oportunidade. Graduado em História, destacou que a formação cultural do Rio Grande não se restringe apenas à colonização portuguesa. “Rio Grande possui muitas tradições culturais e religiosas, além da cultura portuguesa. Cito, por exemplo, as manifestações de periferia da nossa cidade. A FURG e a Prefeitura são instituições estratégicas para o desenvolvimento e o empoderamento desses movimentos. Por isso estamos aqui, neste momento tão importante, tão fundamental para o desenvolvimento de políticas culturais do município”, argumentou.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer disse que a proposta de criação da Secretaria de Município da Cultura, desmembrada da Secretaria de Município da Educação, é uma pauta de longa data no município e remonta o ano de 2009, quando juntamente com os segmentos culturais do município, fazia essa defesa, ainda no Legislativo. “Os 280 anos de Rio Grande passam muito pelo que vejo por aqui. Pela diversidade desse espaço, representada nas mais variados segmentos culturais do município. A existência de uma pasta da cultura demanda a participação da comunidade e, esse é o motivo de estarmos reunidos. Hoje, nós estamos governo, e defendemos a ideia de que é necessário fortalecermos a estrutura, com a realização de concursos públicos, com quadros específicos, e focados nas áreas de representatividade cultural”, reforçou. Na sequência, a professora Rita Patta Rache, doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), fez um diálogo com os presentes com o seguinte tema: “Aqui onde vivemos, cultura e pertencimento”.

No período da tarde, a diretora artística da Secretaria de Município da Cultura, Cintia Campos, apresentou o Plano Municipal de Cultura. A seguir, ocorreu a discussão dos treze fóruns setoriais que integrariam o novo Conselho de Política Cultural do município. Após a plenária e eleição, ficaram denominados os seguintes representantes: Fábio Orleans (Titular) e Fúlvia Conceição (Suplente) para o Fórum Setorial de Artes Visuais, Ana Mota (Titular) e Cleber Alcântara (Suplente) para o Fórum Setorial de Artesanato, Célia Maria (Titular) para o Fórum Setorial de Patrimônio Material e Imaterial, Vinicius Rocha (Titular) para o Fórum Setorial de Audiovisual, Rogério Soares (Titular) e Andrea Santorum (Suplente) para o Fórum Setorial da Música, Cid Branco (Titular) para o Fórum Setorial de Artes Cênicas, Cristiano Acosta (Titular) e Jorge Martins (Suplente) para o Fórum Setorial de Cultura Popular, Eduardo Vianna (Titular) e Eduardo Ortiz (Suplente) para o Fórum Setorial de Culturas Identitárias e Inclusivas, Paula Machado e Marco Muller para o Fórum Setorial da Literatura, José Carlos Espíndola (Titular) para o Fórum Setorial de Empresas e Produtores Culturais, Ingrid Donald (Titular) para o Fórum Municipal de Trabalhadores da Cultura, Miguel Isoldi (Titular) e Celso Santos (Suplente) para o Fórum Setorial de Organizações da Sociedade Civil e Paulo Ferreira (Mestre Jacaré) para o Fórum Regionais da Cultura.  

Os outros sete representantes do Conselho, representando o Poder Público, um da Universidade Federal do Rio Grande, dois da Secretaria de Município da Cultura, um da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, um da Secretaria de Município da Fazenda e um da Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais, serão anunciados nos próximos dias.

O Fórum foi encerrado por volta das 18h, com um agradecimento dos representantes da mesa e uma foto dos novos Conselheiros e Conselheiras, seguida de um registro de todos os presentes. “A todos nós, muito trabalho. Estaremos juntos compartilhando saberes e conhecimento em prol da cultura do nosso município, na construção de uma política sólida, permanente, e para além dos nossos dias”, finalizou o secretário Ricardo Freitas.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário