Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

É TEMPO DE CULTURA EM RIO GRANDE, POR ALEXANDRE LINDENMEYER


Por Alexandre Lindenmeyer
Prefeito Municipal do Rio Grande-RS

O maior patrimônio da nossa cidade são as pessoas. E são essas pessoas, este povo acolhedor que aqui vive, às margens da Lagoa dos Patos, que contribuíram - e seguem contribuindo – para a formação cultural do Rio Grande do Sul.

O Rio Grande nasceu aqui, há 280 anos e, com ele, toda uma tradição cultural que remonta grandes expoentes da nossa cidade. Aqui nasceu Apolinário Porto Alegre, idealizador da Sociedade Partenon Literário e pilar da cultura rio-grandense. Em Rio Grande, nasceu Carmen da Silva, precursora do feminismo no Brasil. O escultor Érico Gobbi e suas mãos criativas, reconhecido por nós e pelo mundo. Thadio de Amorim e sua arte caricatural, o olhar social das lentes de João Zinclar, as notas musicais de Inah Emil Martensen, o nosso garoto da rua, Bebeco Garcia, lenda do rock gaúcho e nacional. Nasceu, em Rio Grande, a poesia marginal, mas não menos importante de Írio Rodrigues, o nosso querido e para sempre lembrado poeta pobre.

Nossa cultura é viva, como o movimento do nosso Porto ou da máquina de costura. Está presente no nosso cotidiano, basta olharmos ao redor. Na arquitetura dos nossos prédios históricos, na beleza singular das nossas ilhas, nas comunidades tradicionais, como o Povo Novo e a Vila da Quinta; na alegria das nossas festas populares, no sincretismo religioso de Iemanjá e de Navegantes, na pluralidade do nosso povo. Caldo cultural, que originou esta brava gente. No cultivo artesanal da nossa pesca, no modo de fazer o barco, a rede, no preparo da anchova e da jurupiga; na resistência da agricultura, das sementes crioulas, na fé e no imaginário do Terno de Reis e de Santinho.

Nos azulejos portugueses e no Largo das Quitandeiras. Na história de Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, e de Bento Gonçalves da Silva, ícone farroupilha, eternizado no coração da cidade. Está arraigada nos ensinamentos dos que já se foram e dos que continuam transmitindo, de geração em geração, a história do nosso povo.

Como as águas que banham o nosso estuário, nossa cultura se renova permanentemente, com a formação de novos artistas e coletivos; e recoloca a nossa cidade em um patamar que jamais deveria ter saído: de protagonismo.

Esse é o contexto em que realizamos o II Fórum Municipal de Cultura. Mais uma oportunidade para debatermos, avaliarmos e decidirmos juntos os rumos da nossa cidade. Espaço para apresentação do Plano Municipal de Cultura, resultado do anseio coletivo dos mais variados segmentos culturais que compõem a nossa Rio Grande. Mais do que isso: momento em que elegeremos os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural, que dá vez e voz para a sociedade civil nas questões relacionadas à cultura no âmbito do município. Participe conosco desta construção coletiva, dia 10, a partir das 9h, no Centro de Convívio Meninos do Mar. É tempo de cultura em Rio Grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário