Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Dr. Augusto Duprat

Augusto Duprat nasceu a 14 de maio de 1865, na cidade do Cabo, Estado de Pernambuco.
Aos 16 anos de idade, embarcou para Paris e lá matriculou-se na Faculdade de Medicina de Paris, onde terminou seu curso com Doutoramento em 27 de julho de 1892.
Iniciou sua vida profissional no Brasil, na cidade do Rio Grande, como médico da Companhia União Fabril e da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Foi, também, subinspetor de Saúde dos Postos do Estado do Rio Grande do Sul.
Exerceu sua especialidade no Hospital da Associação de Caridade da Santa Casa do Rio Grande, ocasião em que foi o responsável pela remodelação do edifício e modernização da aparelhagem do hospital. Fundou, também, o “Dispensário Infantil”, hoje Casa da Criança Dr. Augusto Duprat, numa atitude visionária, pois a mentalidade da época considerava um “luxo”, o que o médico pretendia oferecer aos pobres.
Tornou-se um homem culto e pesquisador: um cientista médico, tendo se destacado com numerosos trabalhos de alto valor científico sobre pediatria, febre amarela, varílola e sífilis.
Era um homem dedicado, altruísta e admirado por todos. Teve reconhecimento internacional no tratamento da peste bubônica, peste pneumônica e varíola, além da pandemia de gripe espanhola. Não deixava de atender, segundo relatos, mesmo acometido de febre alta.
Dr. Augusto Duprat foi casado com D. Maria Izabel Campelo Duprat e, de seu matrimônio, deixou 5 filhos: Aline, Augusto, Luiz, Lyuba e Ailza.
Em 10 de setembro de 1940, faleceu na cidade do Rio Grande e é homenageado em uma rua, escola do Estado do RS e a Casa da Criança.
Dr. Augusto Duprat é homenageado emprestando seu nome a Casa da Criança, a uma rua e a uma escola estadual.




Para saber mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário