Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

PROJETO ARTE NA PARADA SERÁ REAPLICADO PARA MUNICÍPIOS DE TODO O BRASIL



Seis meses após ter sido anunciado entre os cinco projetos vencedores do Prêmio Municiência – Municípios Inovadores, em Brasília, o Arte na Parada, da Prefeitura Municipal do Rio Grande, conquista novo reconhecimento.
A iniciativa que visa difundir o grafite e estimular a preservação do patrimônio público deu tão certo em Rio Grande, que será reaplicada em todo o Brasil. É o que afirma Denise Messias, Consultora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em painel realizado na Universidade Federal do Rio Grande (Furg). No evento “Diálogos UniverCidades”, realizado na tarde desta quinta-feira (25), no Cidec-Sul, a representante da CNM destacou que um Guia de Reaplicação será elaborado pela entidade e encaminhado para mais de mil municípios brasileiros associados à entidade.
A ação reuniu gestores de diversas regiões do país para o estabelecimento de diálogos e relatos de experiências inovadoras em gestão municipal. O grande destaque da iniciativa foi o projeto Arte na Parada, apresentado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer.
“Estamos comemorando a vitória que tivemos, alguns meses atrás, em Brasília. Uma ação que nos enche de orgulho, pelo seu caráter pedagógico, de valorização das nossas potencialidades e dos nossos artistas”, comentou o Chefe do Executivo. O prefeito de Rio Grande ainda destacou a importância do trabalho em rede, coordenado pela CNM. “Vejo com bons olhos esse espaço de debate e troca de experiências. Esperamos que, através deste trabalho articulado nós possamos multiplicar as boas práticas e fortalecer a rede entre os municípios”, argumentou.
Na sequência da sua fala foram apresentados o “Programa Santa Clara tem valor”, pelo prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch e  o Projeto de recuperação e preservação de matas ciliares no oeste de Santa Catarina, pela engenheira Aline Pedroso, do Consórcio Iberê, de Chapecó-SC.
Participaram da atividade, além dos citados, o secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, a Assessora de Gabinete e a Diretora Artística da Secult, Goreti Butierres e Cíntia Campos, respectivamente, a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Pereira, o Vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande, Danilo Giroldo e o Pró-reitor da instituição superior de ensino, Daniel Prado, entre outras autoridades.
CNM em Rio Grande
Uma equipe da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) desembarcou em Rio Grande e, desde a última terça-feira (23), realiza um percurso in loco nas mais de 100 paradas de ônibus grafitadas pelo projeto Arte na Parada.
Na companhia de uma equipe de jornalistas, a Consultura da CNM, Denise Messias, conheceu a cidade, reuniu-se com seus gestores, vistoriou os abrigos grafitados e dialogou com parte dos artistas que contribuíram com a iniciativa coordenada pelas secretarias de Município da Cultura (Secult) e de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS). Além da elaboração de um Guia de Reaplicação, a Confederação Nacional dos Municípios captou imagens da cidade e das paradas de ônibus grafitadas para a produção de um vídeo institucional sobre a iniciativa.
O Arte na Parada
O Arte na Parada é uma ação transversal da Prefeitura Municipal do Rio Grande, que envolve secretarias de municípios, artistas urbanos e a sociedade civil. Seu objetivo é democratizar a arte urbana, preservar o patrimônio público, fortalecer as relações de pertencimento e apropriação cidadão e cidade e humanizar os espaços públicos, através de intervenções de grafite nas paradas de ônibus do município. A ação esteve inserida dentro das comemorações alusivas aos 280 anos de Rio Grande, ocorrido em 2017, e, mais recentemente, no contexto do Programa Rio Grande ComVida, da Prefeitura Municipal do Rio Grande.
Do seu início, em julho de 2017, até o presente momento, dois editais públicos foram lançados e mais de 20 artistas urbanos tiveram trabalhos selecionados e expostos nas ruas da cidade. Segundo o secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, um novo edital será lançado na segunda quinzena de novembro e o objetivo é que 100% das paradas de ônibus do município recebam as intervenções artísticas.
“A aposta na arte e na cultura tem dado certo. Temos observado um cuidado maior por parte das pessoas, que já absorveram a arte urbana no seu cotidiano e possuem um respeito muito grande pelas obras. Estar entre os melhores eleva o nome de Rio Grande no cenário nacional e consolida, cada vez mais, a cidade neste tipo de arte”, apontou o secretário.
Para estar entre os cinco municípios vencedores do Prêmio Municiência, o Arte na Parada superou mais de 200 concorrentes de 102 municípios brasileiros.
Inspiração na fauna e flora da cidade
Um dos selecionados pelo Arte na Parada, Lucas Stuczynski, iniciou a sua trajetória por influência de um amigo, aos 14 anos de idade. O artista urbano começou com as TAGS (assinatura do nome ou apelido do grafiteiro), experimentou as BOMBS (grafite rápido, com letras arredondadas) e apaixonou-se pelo CARTUM (grafite que possibilita a criação de personagens), estilo que desenvolve até hoje.
Sobre o Projeto Arte na Parada, Stuczynski diz ser a concretização de um anseio dos grafiteiros e grafiteiras da cidade e destaca a importância do desfecho positivo da iniciativa no Prêmio Municiência – Municípios Inovadores 2018. “Eu achei um projeto muito diferenciado. Todo grafiteiro ou grafiteira, quando vê um suporte, imagina que ali poderia sair um grafite. E assim eram com as paradas de ônibus. Era algo que nós, artistas urbanos, queríamos fazer há muito tempo”, argumentou.
A opção pelos pássaros nos seus grafites dialoga com a sua formação acadêmica. Lucas é graduando de Gestão Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande, e se diz um entusiasta da fauna rio-grandina. “Escolhi essa temática por se tratar de algo que me agrada muito na cidade. É um dos nossos patrimônios”, salientou, demonstrando grande identificação com a cidade. A inspiração, segundo ele, partiu de registros fotográficos de amigos e das observações que faz no dia a dia.
Economia para os cofres públicos
Segundo informações da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), além da questão artística e cultural, o Arte na Parada tem gerado economia aos cofres públicos. De acordo com a pasta, o investimento para a aquisição de materiais e pagamento dos artistas selecionados é menos que 5% do que a Prefeitura gastaria para reparos e reposição de paradas danificadas. O recurso é oriundo do Fundo Municipal de Multas.
Assessoria de Comunicação / PMRG/Fotos: Marcos Jathay

Nenhum comentário:

Postar um comentário