Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

VOCÊ ME CONHECE?


Pandiá Calógeras
João Pandiá Calógeras nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1870, e faleceu em Petrópolis21 de abril de 1934.
Foi engenheirogeólogo e político brasileiro, deputado federal, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria e da Fazenda. Foi o primeiro e único civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, e foi fundador da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro.
Autor do decreto que estabeleceu a mina como propriedade distinta do solo, sendo alienável isoladamente, dando início ao atual regime mineral presente na Constituição Federal do Brasil.
Foi autor de extensa obra, da qual se destacam: Formação Histórica do Brasil, publicada pela Companhia Editora do Brasil na prestigiada coleção" Brasiliana", em primeira e segunda edições e está hoje editado pelo Senado Federal, e "Política Exterior do Império", obra que se tornou raridade bibliográfica, teve reedição pelo Senado Federal.
Em 1930 deu apoio à candidatura presidencial de Getúlio Vargas, derrotada nas urnas pelo situacionista Júlio Prestes, e ao movimento revolucionário liderado por Vargas e que tomou o poder em novembro daquele ano. Após a implantação do novo regime, colaborou com o governo em questões relativas à legislação de minas. Em 1932, presidiu a Liga Eleitoral Católica (LEC) e, no ano seguinte, elegeu-se deputado federal constituinte pela legenda do Partido Progressista de Minas Gerais.
Uma rua de nossa cidade nos bairros São João e São Miguel recebe seu nome.


Par saber mais...

Fonte: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001 


Nenhum comentário:

Postar um comentário