Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 11 de março de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Eliézer de Carvalho Rios 

Nasceu na cidade do Rio Grande em 9 de novembro de 1921,  e faleceu em 25 de fevereiro de 2015.  Foi um importante pesquisador brasileiro na área de Oceanografia, com ênfase em Malacologia (Estudo dos Moluscos). Graduou-se em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1944 e ensinou Química Inorgânica durante 25 anos na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Em 1953, com ajuda de alguns amigos, fundou o Museu Oceanográfico, onde foi diretor por 50 anos. Com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, que cedeu o primeiro prédio, localizado no interior da Praça Tamandaré, onde permaneceu de 1953 a 1972. O Museu Oceanográfico passou a desenvolver pesquisas de laboratório e implantou uma exposição com seu acervo para visitação, contribuindo para despertar na população local o interesse pelas ciências do mar. Durante esses 50 anos que foi diretor. Ele montou uma coleção de 51.000 conchas e 8.800 espécies, escreveu quatro livros sobre conchas Brasileiras (1970, 1975,1985 e 1994) e publicou mais 70 pequenos papers sobre moluscos. Em 1971, ele recebeu seu diploma de mestrado em Malacologia e depois fez um curso ministrado pelo professor Dr. Emily Vokes (Tulane University) na UFRGS. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Malacologiapor duas vezes (1977-1979 e 1991-1993). Foi também um dos fundadores do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande juntamente com Boaventura Barcellos, Nicolas Vilhar e Cícero Vassão. Eles há algum tempo pensavam em implantar na região um centro para estudos ligados ao oceano.
O Prof. Eliézer de Carvalho Rios, que atuava no curso de Engenharia Industrial, foi indicado para assumir o cargo de Diretor do curso de Oceanologia e coordenar as medidas administrativas para seu funcionamento. A primeira turma era constituída, em sua maioria, por acadêmicos da cidade ou do Rio Grande do Sul. As aulas tiveram início no dia 1° de março de 1971. A aula inaugural, que teve por título “Novos Mundos da Oceanografia”, foi proferida no auditório da Biblioteca Rio-Grandense pelo Diretor do curso. Rios foi também paraninfo da segunda turma de formandos.

Seu nome foi dado ao Museu Oceanográfico e a uma escola da rede municipal  de ensino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário