Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS






Na última sexta-feira,17,duas importantes atividades integrantes da programação da 17ª Semana Nacional de Museus 2019 em Rio Grande,com a presença do secretário de cultura Ricardo Freitas e do prefeito Alexandre Lindenmeyer.
No Salão Nobre da Prefeitura Municipal,a  Profa. Dra. e Historiadora Claudia Musa Fay, da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), esteve  palestrando sobre o tema “O início da aviação no Brasil e a participação das mulheres”.  A palestra da professora reuniu representantes do Executivo Municipal, do Aeroclube de Rio Grande, da Marinha do Brasil e acadêmicos da FURG.
Claudia Musa Fay disse que recebeu o convite para compor a Semana de Museus em Rio Grande como muita honradez, e que de pronto aceitou, principalmente por se tratar de um campo de estudos ainda pouco conhecido e discutido pela história: o do papel das mulheres na história da aviação.
A professora da PUC-RS iniciou sua exposição oral realizando um resgate da história do aviador brasileiro Alberto Santos Dumont e do legado que deixou para a aviação em todo o mundo. A seguir apresentou a constituição histórica do início das empresas aéreas no país e sua relação inicial com o transporte de correspondências, os principais nomes das companhias, passando pela fundação dos aeroclubes brasileiros e finalmente chegando à participação das mulheres nesta história.
O destaque da historiadora foi para nomes femininos importantes como as brasileiras Anesia Pinheiro Machado e Thereza di Marzo, primeiras mulheres a tirarem o brevê (documento que dá ao seu titular a permissão para pilotar aviões) no Brasil nos anos de 1920. A seguir falou sobre Kalina Barros Dias, primeira mulher a trabalhar na VARIG e sobre Carla Roemmler, primeira mulher a comandar aviões de grande porte em uma empresa comercial brasileira.
Na sequência da palestra o público participou também, na Sala Multiuso da Prefeitura, da abertura oficial da exposição fotográfica “litorALMA”, de Fernando Mendonça e Rita Gnutzmann, organizadas pelo Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen e pela Secretaria de Município da Cultura.
Também inclusa na Semana de Museus está aberta à visitação a Exposição “Deem Asas ao Brasil: Aeroclube Cidade do Rio Grande nos seus 80 anos” que tem a Curadoria da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, e remonta parte da trajetória do Aeroclube Cidade do Rio Grande, que foi fundado em 1939, quando já se ensaiava uma campanha de expansão para o treinamento de pilotos determinado pela Marinha Brasileira, durante a Era Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário