Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

VOCÊ ME CONHECE?






Adolpho Gundlach Pradel

Nasceu em 15 de março de 1907, em Porto Alegre. Bacharel em Ciências e Letras no Ginásio Municipal do Lemos Jr. Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Porto Alegre, em 1932. Foi um dos fundadores da Escola de Engenharia Industrial do Rio Grande. Assumiu a direção da escola em 1966.

Em 1935, mandou construir a primeira escola de 1º grau Junção. Foi presidente do Abrigo de menores Assis Brasil, no Carreiros. Foram cinco anos de gestão com assistência e muita despesa própria.

Considerado de alma nobre e generosa, tinha sede de saber, saber que visava ao aperfeiçoamento intelectual do homem, que diminuiria as distâncias, que alargaria os horizontes.

Lutou pela criação da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg) e foi seu primeiro reitor, 1969 e 1972. Na sua gestão foi instalado o primeiro Conselho Universitário, assim como foi feito o primeiro vestibular. Participou de vários congressos, recebeu diploma, medalha e menção honrosa por suas atuações.

Aposentado, após deixar a reitoria, entregou o cargo com uma Universidade legalmente estruturada. Foi morar em Porto Alegre, e lá faleceu em 1º de novembro de 1981.


Pra saber mais...
Willy, Cesar. Centenário do Colégio Lemos Jr.: Rio Grande/Willy Cesar. –Rio de Janeiro: UniverCidade Ed., 2007.

Bortheiry- Meirelles, Aída Luz. Memória FURG-NUME: fragmentos da história da Fundação Universidade do Rio grande segundos os arquivos do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos/org. Aída Luz Meirelles Boertheiry. –Rio Grande, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário