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quarta-feira, 19 de junho de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Honório Bicalho

De origem portuguesa, nasceu na cidade de Ouro Preto - Minas Gerais, em 1839, filho de Lucas Claudemiro Dias Bicalho Alferes e Maria Augusta Carneiro Leão Bicalho. Formou-se engenheiro pela Escola Militar do Rio de Janeiro e pela Escola de Pontes e Calçadas de Paris. Casou-se com Maria Elisa Hungria. Sua família possui destaque na história da engenharia brasileira. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 05 de maio de 1886.
No ano de 1874, o Engenheiro Honório Bicalho deu início aos seus estudos para formular o projeto da construção dos Molhes da Barra.
Em 1883, o Governo Imperial autorizou, pela Lei de Orçamento 1882-1883 e em 1883-1884, a realização de estudos e a apresentação de um projeto definitivo que visasse à desobstrução da Barra ou qualquer outra obra que facilitasse o movimento do comércio.
Sendo assim, a comissão presidida por Honório Bicalho e composta por 12 membros foi autorizada pelo Governo Imperial, através de Portaria, em 13 de janeiro de 1883, a elaborar o projeto definitivo para a barra.
Ao assumirem os trabalhos, a Comissão de Honório Bicalho teve acesso aos dados sobre as observações meteorológicas, sobre o estado da Barra e a profundidade do canal de acesso. Estes dados foram colhidos pela Inspetoria da Praticagem da Barra e registrados no Serviço de Conservação do Porto, chefiado pelo Engenheiro e Diretor Lopo Gonçalves Bastos Netto, de 1877 até 1882. Em julho do ano de 1885, o Governo Imperial, por intermédio de seu Ministro em Bruxelas, coloca em prática o conselho de Bicalho e convida o engenheiro holandês Pieter Caland a vir ao Brasil para examinar o Projeto de Melhoramento da Barra do Rio Grande do Sul para que este pudesse fazer contribuições que fossem relevantes para a realização e concretização do projeto de melhoramento da barra.
No ano de 1886, o governo autoriza a contratação para a construção das obras do melhoramento da Barra do Rio Grande do Sul, de conformidade com os estudos e planos feitos pelo engenheiro Honório Bicalho, e modificados pelo engenheiro holandês Pieter Caland.
Em 1890, através do decreto n. 160 de 1890, o ministro da Agricultura autorizou os trabalhos de Melhoramento da Barra, para o fim, a Societé Anonyme Franco-Brésilienne de Travaux Publics foi contratada, porém tendo rescindido seu contrato por decreto no dia 23 de outubro de 1893.
Ele fez alterações importantes para o projeto de Bicalho. Somente em 1908 é contratada a Compagnie Francaise du Port  do Rio Grande do Sul que toma pra si as obras e os projetos para a construção de dois Molhes convergentes para a Barra do Rio Grande do Sul e a construção do Porto Novo do Rio Grande. Ambos inaugurados no ano de 1915.

O Clube Náutico Honório Bicalho e a avenida em que o mesmo se localiza, homenageiam o seu nome.

  
Para saber mais...
Ferreira, Gladis Rejane Moran e Teixeira, Heytor Diniz. Biografia desenvolvida pela Biblioteca da Superintendência do Porto do Rio Grande. Rio Grande – RS, 2019.



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