Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO ARTESANATO

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO ARTESANATO – Formação para o desenvolvimento do artesanato local, será realizado na Secretaria de Cultura, de julho a outubro de 2019.




O município do Rio Grande e o Serviço de Apoio As Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae) celebraram um convênio na manhã desta segunda-feira (8). O documento, assinado pelo vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, pelo secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, e pela Gestora de Atendimento da entidade, Luciana Fonseca, busca o desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato e a qualificação dos artesãos e artesãs do município com o foco na iconografia, nos símbolos e na identidade local.
Com noções de criação, empreendedorismo, associativismo, formalização, acesso financeiro e marketing digital, a capacitação tem início previsto para o próximo dia 17/07, com aulas na Casa da Cultura, localizada na rua General Vitorino, 666. As inscrições iniciam na terça (9) no site da Prefeitura Municipal do Rio Grande e no blog da Secretaria de Município da Cultura (www.secultrg.blogspot.com). “Nosso objetivo é trabalhar com a cultura nas três dimensões: a simbólica, a cidadã e a econômica. A arte pela arte é importante, mas ela deve ser um gerador de renda e auxiliar como matriz econômica no desenvolvimento do município”, argumentou o secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, ao justificar o projeto.
Luciana Fonseca, Gestora de Atendimento do Sebrae, também acredita no desenvolvimento através do empreendedorismo.  “Será uma capacitação completa, que envolve várias diretrizes e temas, de julho a outubro deste ano”, salientou.
O Vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, reforçou as palavras dos presentes ao ressaltar a qualidade do artesanato rio-grandino. Na sua avaliação, a formação “fortalece a cadeia produtiva, o empreendedorismo e economia da cidade, através dos trabalhos dos artesãos e artesãs”, concluiu. Participaram o ato, além dos citados, Janice Hias, coordenara da Quitanda Cultural, e Danubia Machado, artesã que faz parte do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário