Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Artur Rocha

Nasceu no Rio Grande, em 1º de janeiro de 1859, e faleceu no dia 26 de junho de 1888. Foi um poetadramaturgo e jornalista brasileiro, membro do “Partenon Literário”. Precursor da teatrologia gaúcha, entre obras suas obras destaca-se “Deus e a Natureza”. Arthur Rocha, na estrofe composta para o Hino da Sociedade Dramática Filhos de Talia, da cidade de Rio Grande, em outubro de 1886, entendia o teatro como uma instância que possuía destacado caráter pedagógico.
Concluiu o primário na terra natal. Aprimorou seus estudos em 1872, com treze anos de idade, quando ingressou no Colégio Gomes para cursar Humanidades, em Porto Alegre, onde permaneceu até 1876. Neste mesmo ano foi empregado como carteiro, em 1883 foi promovido a oficial da administração, e nomeado encarregado da agência dos Correios de Rio Grande.
Fez parte de um grupo de intelectuais negros livres do final do século XIX, que tomaram posições radicais, através da impresa, na crítica à sociedade da época, defendendo a abolição da escravidãoEncontraram na imprensa uma saída para debater os assuntos de interesse público, como a abolição da escravidão.
Suas peças não apenas produziram e veicularam informações, conhecimentos, assinalando, já naquela época, os caminhos que as lideranças negras percorreriam posteriormente, no combate aos preconceitos, ao racismo e às discriminações étnico-raciais. Além da valorização da instrução, do letramento e do trabalho.
Foi redator dos jornais O Mosquito (1874), O Colibri (1877) e A Lente (1877), em Porto Alegre. Em 1877, adquiriu a tipografia do Diário de Notícias de Porto Alegre, fundando o Correio da Tarde.
Seu nome é homenageado numa rua que se estende em dois bairros em nossa cidade.



Pra saber mais...
Imagem – Biblioteca Rio-Grandense


file:///C:/Users/usuario/Downloads/1925-3950-1-SM.pdf - PEDAGOGIAS DO TEATRO DE ARTHUR ROCHA: ABRINDO CAMINHOS NA DIREÇÃO DA LEI 10.639. Maria Angelica Zubaran e Isabel Silveira dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário