Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

NOSSA CULTURA

A partir desta semana, estaremos colocando aqui nesta página a série NOSSA CULTURA - Rio Grande: Descubra, Conheça e Visite!, uma forma de valorizar a cultura e o patrimônio de nosso município. Toda quarta-feira um espaço e uma história diferente, que fazem do Rio Grande um lugar especial. Nosso propósito é despertar na comunidade rio-grandina o interesse em conhecer a sua cultura,além de prestar um serviço de informação.


CATEDRAL DE SÃO PEDRO

Primeira igreja portuguesa no Rio Grande do Sul, construída com projeto do engenheiro militar Manoel Vieira Leão, a Matriz de São Pedro foi fundada em 25 de agosto de 1755. 

Ordem Terceira de São Francisco de Assis em sua parte posterior, com acesso pela rua de trás. A catedral de São Pedro é uma edificação pequena e sóbria, com duas torres e acesso central encimado por frontão. Com nave única e coro, possui retábulos trabalhados no altar e na capela mor. Em 1737, o Brigadeiro José da Silva Pais, a mando de D. João V, Rei de Portugal, construiu um presídio na foz do Rio Grande de São Pedro, considerado posto militar estratégico para dar apoio à Colônia do Sacramento, povoação fundada em 1680, por portugueses, em território espanhol. A partir de 1752, chegaram à região colonos açorianos, trazidos para garantir a posse daquele território para Portugal, mediante sua ocupação efetiva. O General Gomes Freire de Andrade traçou o plano da nova povoação determinando a construção de uma Igreja, a Matriz de São Pedro. Atualmente, a capela de São Francisco abriga o Museu de Arte Sacra da cidade.

Foi tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1985. O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Fonte:

Iphan
www.catedraldesaopedro.com.br

Para saber mais:


ALVES, F. N. . Uma igreja, uma comunidade: os 250 anos de história da Catedral de São Pedro. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário