Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Professor Oriente Hias

Professor Oriente Hias nasceu Pelotas, em 06 de março de 1928, filho de Jandyra Guimarães Hias e Gabriel Salomão Hias.
Em 16 de março de 1954, chegou em Rio Grande para trabalhar no Banco do Brasil, onde casou-se no dia 11 de setembro do mesmo ano, com a Sra. Elaine Machado.
De 1959 a 1962 cursou Ciências Políticas e Econômicas pela, então, Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas de Rio Grande, tendo sido o primeiro Presidente do Diretório Acadêmico Fernando Ferrari. De 1962 a 1967 cursou Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito Clóvis Beviláqua. Em março de 1964, iniciava o magistério superior na Faculdade de Estudos Políticos e Econômicos, na disciplina de História do Pensamento Econômico. Com o advento da Fundação Universidade do Rio Grande, foi membro fundador do Conselho Universitário.
A participação do Prof. Oriente Hias na vida rio-grandina se deu desde a sua chegada, quando passou a fazer parte da Sociedade São Vicente de Paula, tendo sido um dos criadores da Farmácia Vicentina, responsável, ainda hoje, por distribuir medicamentos para pessoas carentes.  Integrou o Comitê de Resistência e da Legalidade pela posse do Vice-Presidente João Goulart.
Na Universidade, criou a chamada JEPEAC, Jornada de Estudos Políticos, Econômicos, Administrativos e Contábeis, evento que introduziu o debate político no espaço acadêmico, em época que este era um tema evitado.
Como professor, foi inúmeras vezes destacado, quer pelos alunos, sendo Paraninfo de várias turmas, quer pela própria instituição, pois foi agraciado  com o Diploma de Mérito Educacional por relevantes serviços prestados à Universidade.
Na área social, foi criador e membro ativo do Comitê da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, além de conselheiro da APAE, da Escola Assis Brasil e da Santa Casa.
Mais de uma vez convidado para presidir entidades de importância e expressão social, preferiu trabalhar diretamente com e para os mais humildes. Acreditava na luta contra fome como forma de resgate de plena cidadania.
Recebeu o título de Cidadão Rio-Grandino em 16 de agosto de 1996.

O professor Oriente Hias faleceu de infarto no dia 12/04/2002, em casa. Ele dá o nome ao Bairro Cohab 2 e também ao Restaurante Popular da nossa cidade.

Para saber mais...
Memorial Descritivo da Câmara de Vereadores – Agosto/1996
Imagem: acervo da família

Nenhum comentário:

Postar um comentário