Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

NOSSA CULTURA





Antigo Quartel General 6º G.A.C.

Foi em 1892 que o Major Eng. Antonio Gomes da Silva Chaves projetou o edifício, de cuja construção foi também encarregado. A construção foi iniciada em 1892 e concluída em 1894. Como Sede do Comando do 6º Distrito Militar, em 17/08/1906, foi palco de um acontecimento marcante: A reunião para acerto do contrato de abertura da Barra do Rio Grande. Participaram o vice-presidente da República Affonso Penna e o governador do Estado Borges de Medeiros.
Prédio de esquina implantado no alinhamento do passeio público, possui planta em " L ", com pátio interno e dois pavimentos. Com tratamento plástico típico do ecletismo, a fachada principal apresenta uma composição simétrica em três volumes, hierarquizando o bloco central, com a presença de motivos bélicos e as armas do Estado coroando a platibanda.
A edificação pertenceu à União Federal até 1990, quando foi adquirida pela prefeitura de Rio Grande. O imóvel foi restaurado na segunda metade da década de 90, passando a sediar secretarias do município.

Fontes: Livro Tombo e Arquivos IPHAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário