Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

VOCÊ ME CONHECE?





Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça

Hipólito da Costa, bacharel em Direito e Filosofia pela Universidade de Coimbra. Jornalista e editor do Correio Braziliense em Londres, 1808-1822. Diplomata, escritor, historiador, poliglota, pianista, poeta, dramaturgo, líder maçon, médico prático e grande estudioso de Economia Política e Direito Constitucional. Tinha conhecimentos de Metalurgia, Física, Química, Mineralogia, Zoologia, Botânica e Agricultura. 
Nasceu a 13 de agosto de 1774, na Colônia do Sacramento (então território do Rio Grande do Sul), e lá foi batizado, embora o registro não declare o local de nascimento. Passou 14 anos de sua vida no Brasil, na Província do Rio Grande do Sul, o que inspira o título de Gaúcho fundador da Imprensa Brasileira. Morreu em Londres a 11 de setembro de 1823 e foi sepultado na igreja de St. Mary the Virgin, em Hurley, condado de Berkshire.  
Gostava muito de estudar e em Rio Grande completou os estudos de 2º grau, passando pelo aprendizado intensivo do latim. Aqui se preparou para ingressar na Universidade de Coimbra, onde matriculou-se na faculdade de Direito e após, na Faculdade de Filosofia.
Em 1778, desempenhou funções diplomáticas nos Estados Unidos e México. Quando retornou a Lisboa, em 1802, foi preso pelo Santo Ofício e recolhido aos Cárceres da Inquisição, acusado de herege, seria condenado a morrer no fogo. Fugiu da prisão e procurou refúgio na Inglaterra, onde lecionou Línguas Neo-latinas. Em 1822 foi nomeado Cônsul do Brasil na Inglaterra.
Seu nome homenageia o Museu de Comunicação de Porto Alegre e uma rua da cidade de Pelotas.



Para saber mais...
Bento, Cláudio Moreira Hipólito da Costa: o gaúcho fundador da imprensa no Brasil / Cláudio Moreira Bento — Porto Alegre: Gênesis; Rio de Janeiro: Academia de História Militar Terrestre do Brasil, 2005.
http://biografias.netsaber.com.br/biografia-2254/biografia-de-hipolito-jose-da-costa-pereira-furtado-de-mendonca--o-hipolito-da-costa
Neves, Décio Vignoli. Vultos do Rio Grande. 2º Tomo. Gráfica UCS. Rio grande, 1987.




Nenhum comentário:

Postar um comentário