Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

NOSSA CULTURA






MUSEU DA CIDADE DO RIO GRANDE
Coleção Histórica

O Museu da Cidade do Rio Grande representa todas as transformações da sociedade rio-grandina. Com seu acervo podemos remontar cenários e traçar comparações entre o passado e o presente da cidade, assim o museu esta em constante diálogo com a sociedade. a Coleção Histórica, com 8 mil peças em seu acervo
A criação do Museu foi promovida pela Fundação Cidade do Rio Grande em fevereiro de 1984. Em uma solenidade onde estavam presentes: o Conselho Diretor da citada Fundação juntamente com outras instituições representativas da cidade: as Empresas de  Petróleo Ipiranga, a Mitra Diocesana, Biblioteca Rio Grandense, Centro de Indústrias, Prefeitura Municipal do Rio Grande e a Superintendência da Receita Federal a qual se propôs a ceder parte do prédio da Alfândega para abrigar a instituição museológica.
Assim em 19 de fevereiro de 1984, na Praça Xavier Ferreira, junto do Monumento ao Brigadeiro José da Silva em homenagem aos 247º aniversário de fundação da cidade do Rio Grande, ocorreu o ato de instalação do Museu da Cidade do Rio Grande.
Neste momento a Fundação Cidade do Rio Grande, presidida pelo Engenheiro Francisco Martins Bastos, incumbiu-se de ser a instituição que assumiria toda a administração, manutenção e encargos de funcionamento e organização patrimonial e financeira da instituição museológica.
Como o prédio da Alfândega estava sendo reformado, o Museu da Cidade do Rio Grande após ter sido criado ocupou provisoriamente um prédio da Empresa Leal Santos localizado na Rua General Portinho 161, somente em 1987 a instituição veio ocupar parte da área do prédio da antiga Alfândega.

fonte: http://www.museucrg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário