Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

AULA DE ARTES NA SALA MULTIUSO


Uma aula prática de artes visuais. Assim poderia ser classificada a saída de campo realizada pela professora e curadora da exposição Religare, Fabiane Pianowski, com os alunos e alunas dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais da Furg. A atividade ocorreu na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal do Rio Grande e foi coordenada pelo responsável pelo espaço, o técnico em artes visuais, Cássio Pinheiro. O servidor da Secult destacou o caráter democrático da Sala Multiuso e convidou os presentes para participar de futuras exposições.
De acordo com a arte-educadora Fabiane Pianowski, a ação tem o caráter de acolhida aos calouros do curso, todos eles ainda no primeiro ano.  “O perfil do estudante da Furg mudou muito por conta do Enem e do Sisu. Vem gente do Brasil, do mundo inteiro para cá, portanto, essa também é uma maneira de apresentarmos a cidade, os equipamentos culturais e um pouco da nossa cultura para eles”, salientou.
O peruano Fabrizio Bustamante e o argentino Adrian Casal ilustram a faceta multicultural da universidade destacada pela docente. Ambos não conheciam a Sala Multiuso e manifestaram apreço pela cidade, pela população e pelo curso. Bustamante se diz um “apaixonado pelas artes”, embora, também tenha afeição pelos números.  O gosto pelo teatro, pela música e pela fotografia pesou na hora da escolha do curso, que inicialmente seria engenharia. Assim, deixou a capital peruana, Lima, com o sonho de tornar-se bacharel em Artes Visuais na mochila. Em Rio Grande há um ano e meio, ele segue os passos do irmão, também estudante da Furg. “Rio Grande possui uma cena cultural muito boa. Espaços plurais e democráticos como este [Sala Multiuso], por exemplo, não são muito comuns no Peru”, disse.
Casal nasceu em La Plata, capital da província de Buenos Aires, Argentina. O português perfeito esconde as raízes hispânicas ampliadas por um período de convivência no Uruguai. Mora aqui há sete anos e já se considera “um rio-grandino nato”. Híbrido, como a arte. Sua pretensão, no futuro, é trabalhar com fotografia e audiovisual.
A exposição Religare é uma ação conjunta da Secretaria de Município da Cultura, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande. Faz parte do projeto Miradas Enredadas Networking Glances e conta com a participação de professores e artistas, de todos os âmbitos do ensino, da Argentina, do Brasil, da Colômbia, da Espanha, dos Estados Unidos e da Itália. A visitação é aberta à comunidade, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário